IBAMA AGUARDA A QUEDA DE LIMINAR ATÉ O ÚLTIMO MINUTO

Panorama Ambiental
Belo Horizonte (MG) – Brasil
Janeiro de 2005

(25/01/05) – O Ibama aguardará até o último minuto a queda da liminar que impede a realização, hoje às 18h30 em Belo Horizonte, da audiência pública para discutir o Projeto de Integração do Rio São Francisco a Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional.

O instituto pediu ontem ao Tribunal Regional Federal 1.ª Região suspensão da liminar do juiz Jacques de Queiroz Ferreira, da 12.ª Vara da Justiça Federal. A expectativa é de uma resposta favorável em tempo hábil para o Ibama manter a reunião de hoje em Belo Horizonte. “Quem quiser debater o projeto compareça ao Minascentro, porque se a decisão chegar até às 18h29 vamos realizar a audiência”, convida o gerente do órgão em Minas Gerais, Roberto Messias, presidente da sessão.

Caso a liminar do juiz Ferreira seja mantida, o Ibama acatará a decisão judicial, mas continuará tentando a reversão em instâncias superiores para marcar nova data. O coordenador de Licenciamento do Ibama, Luiz Felippe Kunz Junior, considera um contra-senso as manobras para impedir o órgão ambiental de ouvir a população sobre o projeto de integração.

Audiência pública é um espaço privilegiado que a sociedade dispõe para dar suas contribuições e criticar o projeto, com a garantia de a manifestação ser considerada na análise do pedido de licenciamento da transposição. “É um retrocesso impedir a força a discussão com a sociedade”, reclama Kunz Junior. Ele ressalta ainda que a audiência não implica automática concessão da licença para a obra. Dependendo dos resultados, o Ibama pode exigir do empreendedor esclarecimentos e estudos complementares.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Sandra Sato

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.