ÁGUA DO GUAÍBA SERÁ ANALISADA PARA DESENVOLVER MODELO HIDRODINÂMICO DO LAGO

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Fevereiro de 2005

01/02/2005 O secretário estadual do Meio Ambiente, Mauro Sparta, assinará na próxima quinta-feira (03/02) um protocolo de intenções para a realização de análises físico-químicas que subsidiarão o Modelo Hidrodinâmico e de qualidade da água do Lago Guaíba. O ato acontecerá às 17 horas, no Espaço Verde da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), à rua Carlos Chagas, 55 , 11° andar.
A assinatura do protocolo atende acordo de cooperação técnica entre o Estado do Rio Grande do Sul e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). Também assinarão o protocolo o presidente da CORSAN, Vitor Bertini; o diretor-presidente da Fepam, Claudio Dilda, e o diretor geral do Departamento Municipal de Águas e Esgotos de Porto Alegre (DMAE), Flávio Ferreira Presser.
Os trabalhos serão desenvolvidos pela Rede de Monitoramento da Água do Programa Pró-Guaíba, com duração prevista de 12 meses. Conforme a secretária-executiva do Pró-Guaíba, Vera Callegaro, o Modelo proporcionará a simulação do comportamento hidrodinâmico do Lago Guaíba, relacionando os fluxos das cargas poluidoras, além da quantidade e qualidade da água disponível para os diferentes usos.
O acordo de cooperação com a Jica prevê, ainda, treinamentos de técnicos da Rede de Monitoramento da Qualidade da Água do Pró-Guaíba para a utilização do Modelo e cursos de capacitação para identificação de cianobactérias, cuja ocorrência no Lago Guaíba, principalmente no verão, tem causado problemas ambientais, preocupando, especialmente, os órgãos responsáveis pelo abastecimento de água na região.

Fonte: SEMA-RS – Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Rio Grande do Sul (www.sema.rs.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.