TURISMO: NOSSOS VIZINHOS QUEREM NOS CONHECER

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2005

16/2/2005 O número de desembarques em aviões provenientes do Peru para o Brasil cresceu 40,8% em 2004. Foram 111.192 passageiros no ano passado, ante os 78.967 que em 2003 chegaram ao País, vindos principalmente de Lima. Os dados foram divulgados pela Lima Airports Partners e se referem somente a desembarques aéreos. As chegadas por terra, no entanto, de acordo com João Carlos Vasconcelos, executivo responsável pelo EBT (Escritório Brasileiro de Turismo) na América do Sul, são irrelevantes na conta final. Esses números, portanto, representam praticamente todo o universo de desembarques do Peru no Brasil, sem entretanto, discriminar quem é peruano ou brasileiro. Além disso, apontam para um provável crescimento na vinda de turistas desse país, que em 2003, de acordo com o Anuário Estatístico da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) foi de 33.221.
Este crescimento é conseqüência direta do trabalho do Comitê Descubra Brasil de Lima (Peru), que foi inaugurado em 19 de maio de 2004. Esses comitês são escritórios criados pelo EBT em cada país, em parceria com as embaixadas e a iniciativa privada, com o objetivo de divulgar os destinos turísticos do Brasil.
De acordo com André Mattoso Maia Amado, embaixador brasileiro naquele país, o destino Brasil ganhou de forma quantitativa e qualitativa com a promoção turística no Peru, passando a integrar as campanhas publicitárias dos principais operadores do setor. De igual importância, foi a evolução de privilegiar a diversidade de destinos e de culturas nacionais: "Estou convencido de que a parceria entre a EMBRATUR e a Embaixada, com o apoio do Comitê, está se consolidando como instrumento eficaz no fortalecimento das ações público-privadas na área do turismo, estratégia que vem merecendo alta prioridade nesse governo".
Ricardo Acosta, dono da agência e operadora peruana New York Tours e também tesoureiro do Descubra Brasil, acredita que o volume de turistas tende a crescer ainda mais. "O Brasil é muito caro para os peruanos. O trabalho do comitê é todo voltado para promoções e ofertas negociadas entre as companhias aéreas e hoteleiros no Brasil. A medida em que os preços baixam, os turistas aparecem. Esperamos a partir de agora que comecem a vir também muitos brasileiros para o Peru", disse.
O comitê Descubra Brasil do Peru realizou ação conjunta com os operadores locais viabilizando pacotes a preços promocionais para várias cidades brasileiras, como Rio de Janeiro e Búzios (RJ), Maceió (AL), Maragogi (AL), Recife (PE), Florianópois (SC), entre outras. Alguns desses destinos não eram oferecidos anteriormente.
O comitê encaminhou também diversos jornalistas para Estados brasileiros no projeto Caravana Brasil, da EMBRATUR. Uma dessas viagens resultou num especial de TV com duração de 18 minutos sobre Santa Catarina, no programa dominical "Panorama" (TV Panamericana), equivalente ao Fantástico da Rede Globo, com mais de 50% de audiência.
Além disso, o comitê cedeu material para a campanha publicitária da loja de departamentos Saga Falabella, que publicou tarifas especiais para pacotes (financiados em até 36 vezes) para os principais destinos brasileiros, muitos até então desconhecidos no Peru. A campanha incluiu a contratação de 24 outdoors espalhados em pontos estratégicos pela cidade de Lima, promoção de festas nas lojas da cadeia e nos supermercados do grupo, decoração das lojas Saga Falabella de Lima e Arequipa, propaganda em mídia especializada local e ao final liquidação dos pacotes turísticos.
Realizou ainda, com autoridades do turismo brasileiro, festas, cafés da manhã, almoços, seminários e oficinas para operadores e agentes locais. A entidade ainda participa em várias feiras internacionais, emite periodicamente um boletim eletrônico e tem uma página na internet (www.descubrabrasil.org) entre uma série de outras ações no dia a dia, como distribuição de material sobre o País para o público final.
Os comitês Descubra Brasil têm modelos semelhantes em La Paz (Bolívia), Assunção (Paraguai) e em Buenos Aires (Argentina), este com o nome de Visite o Brasil. Todos já vêm apresentando resultados, como a criação de vários pacotes promocionais, aumento de desembarques e de vôos charters, entre outros. Durante a Anato (Asociación Colombiana de Agencias de Viajes y Turismo), que acontece de 28 de fevereiro a 2 de março, em Bogotá (Colômbia), deverá ser inaugurado o Descubra Brasil do país. Ainda no primeiro semestre, serão inaugurados também comitês em Santiago (Chile) e Montevidéu (Uruguai).

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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