DEPUTADOS DO RIO ACOMPANHAM INVESTIGAÇÕES SOBRE MORTE DO AMBIENTALISTA DE TINGUÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Fevereiro de 2005

25/02/2005 - A comissão externa da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), criada para acompanhar as investigações sobre o assassinato do ambientalista Dionísio Júlio Ribeiro Filho, vai ouvir na manhã desta sexta-feira os delegados responsáveis pelo caso.

Os deputados Carlos Minc (PT), Geraldo Moreira (PSB) e Coronel Jairo (PSC) irão à 58ª DP (Posse), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, para verificar arquivos dos últimos anos, que contenham denúncias de ameaças contra ecologistas.

Depois, os parlamentares se reúnem com policiais federais. Ainda hoje, a comissão vai a Tinguá - onde o ambientalista foi morto na noite da terça-feira passada - para conversar com o chefe da Reserva Biológica, Luiz Henrique Santos Teixeira e moradores da região.

"A ministra (do Meio Ambiente) Marina Silva nos incumbiu de organizar um dossiê dos últimos dois, três anos de ameaças, até para evitar novos casos como esse. O objetivo da comissão, além do acompanhamento, é propor medidas complementares e preventivas que o poder público deve tomar", diz Minc.

A polícia já prendeu dois suspeitos do crime. José Reis de Medeiros, de 40 anos, foi encontrado a partir de informações do Disque-Denúncia. Ele já tem uma condenação por homicídio no município de Miguel Pereira. O outro suspeito, um caçador de Tinguá, deve ser apresentado ainda hoje pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Jorge Eduardo Machado

 

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.