MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE AJUDARÁ NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO DO AMAPÁ

Panorama Ambiental
Macapá (AP) – Brasil
Março de 2005

02/03/2005 - O Ministério do Meio Ambiente e o governo do Amapá assinarão um memorando de entendimento sobre estratégias para o desenvolvimento econômico do estado por meio do aproveitamento das extensas áreas protegidas, inclusive tornando a experiência um modelo de desenvolvimento territorial com base conservacionista.
O apoio do ministério foi garantido após apresentação do projeto de implementação do Corredor da Biodiversidade feita pelo secretário especial de Desenvolvimento Econômico do Amapá, Alberto Pereira Góes, em Brasília.
Uma das propostas do Amapá é utilizar o Corredor da Biodiversidade como fornecedor de matéria-prima e ainda promover o ecoturismo. O Corredor tem cerca de nove milhões de hectares e abrange parte do Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque e sua área de entorno que abriga reservas indígenas e várias Unidades de Conservação, abrangendo 64,90% da área do estado.
Segundo Góes, a preocupação do governo local é organizar e orientar a atuação do poder público na gestão dos recursos naturais disponíveis no Corredor. "Ao atuar de forma orientada e organizada, fazendo uma gestão integrada das Unidades de Conservação, das terras indígenas e das terras que ainda não estão na condição de unidade de conservação, a gestão integrada trará ao Amapá resultado econômico e social." disse ele.
O Corredor da Biodiversidade está localizado entre a Guiana Francesa e o estuário do Rio Amazonas e protege vários ecossistemas entre eles, cerrados, florestas tropicais, terras alagadas, mangues e florestas de altitude. Ainda segundo Góes, a gestão integrada do Corredor trará ao Amapá resultado econômico e social. "Faremos o aproveitamento econômico dos recursos levando em consideração as potencialidades e as fragilidades naturais", explicou.
Um grupo de trabalho formado por técnicos do Amapá, do MMA, Ibama e da organização ambiental Conservação Internacional, vai elaborar os estudos que darão suporte para o plano de implementação e gestão integrada das Unidades de Conservação. O estudo fundamenta o memorando de entendimento a ser firmado até o final de abril pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e pelo governador do Amapá, Waldez Góes.
O Corredor é formado por um conjunto de áreas protegidas que representam 54,8% da extensão total do estado. Ao todo são 12 Unidades de Conservação. Segundo o Ibama, o Corredor pode abrigar 505 espécies de aves, 45 de lagartos e nove de primatas.
Segundo o gerente executivo do Ibama/AP, Edvan Barros, 42% do território do estado são gerenciados pelo órgão. O projeto Corredor da Biodiversidade envolve Unidades de Conservação, federais e estaduais, por isso, o instituto vai compor a equipe de trabalho, no primeiro momento ajudando na elaboração e implantação da proposta. "No momento, o Ibama realiza os inventários, fazendo o levantamento da biodiversidade nas Unidades e ainda elaborando o plano de manejo", explicou Barros.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Sândala Barros

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.