PROJETO PROÍBE USO DE SUBSTÂNIAS ORGANOCLORADAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

Os produtos agrotóxicos organoclorados podem ser banidos do Brasil, caso seja aprovado o Projeto de Lei 4762/05, do deputado Edson Duarte (PV-BA). O parlamentar alerta que a população brasileira está sob grande risco por causa do uso desses produtos no tratamento de madeiras e em outras finalidades.
A Lei 7802/99 já proíbe o uso de substâncias que representem riscos à saúde humana e ao MEIO AMBIENTE, mas há agrotóxicos organoclorados classificados como Produtos Orgânicos Persistentes (POPs) sendo comercializados no Brasil. Os POPs, por persistirem no MEIO AMBIENTE, acabam penetrando organismos vivos, inclusive os seres humanos, e comprometendo a sua saúde.
Duarte explica que os produtos organoclorados foram proibidos na agricultura, mas continuam sendo admitidos, por exemplo, para conservação de madeira. O deputado relata casos em que o pó de serra produzido a partir de madeira contaminada foi utilizado em granjas e, posteriomente, transformado em adubo, criando uma cadeia de contaminação.

Pó-da-china

Um dos produtos proibidos pelo projeto é o Pentaclorofenol, popularmente conhecido como "pó-da-china". A substância foi banida em vários países e proscrita por meio do Tratado PIC Global, mas continua sendo utilizada no Brasil para conservação de madeira.
Ao proibir os organoclorados, segundo Edson Duarte, “o Brasil estará assegurando à presente e às futuras gerações melhor saúde e ambiente menos poluído".

Fonte: Câmara de Deputados (www.camara.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.