TETRA PAK DOA PRENSA PARA COOPERATIVA
DE CATADORES DE MONTE MOR (SP)

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2005

Recimor, que coleta parte do lixo reciclável da cidade de Monte Mor, tem vinte cooperados

01/03/2005 – A cooperativa de catadores Recimor, da cidade de Monte Mor, na região de Campinas (SP) passa a contar, a partir de agora, com uma prensa para enfardamento de materiais recicláveis. O novo equipamento irá possibilitar o trabalho de prensagem e envio dos materiais diretamente para reciclagem. A cooperativa recolhe mensalmente 5,5 toneladas de materiais recicláveis da cidade e conta atualmente com vinte cooperados. A ferramenta foi doada oficialmente no último dia 25 de fevereiro pela Tetra Pak, empresa de soluções em processamento e embalagem para alimentos, instalada no município desde 1978.
O trabalho de apoio a cooperativas de catadores é realizado pela Tetra Pak desde 1995 dentro do projeto de apoio a iniciativas de coleta seletiva de lixo urbano em todo o País. Esse projeto inclui fornecimento de materiais para divulgação de programas de coleta seletiva de diversos municípios no Brasil; treinamento, informação e doação de prensas; fornecimento de informações técnicas aos municípios e cooperativas que estão em fase de implantação do programa; e, finalmente, facilitação do acesso aos recicladores de embalagens longa vida. O projeto Apoio às Cooperativas recebeu, no ano passado, o Prêmio Superecologia da revista Superinteressante.
Até o momento, a empresa já doou sete prensas hidráulicas e cedeu vinte prensas manuais a cooperativas em diversas regiões do País.

Atuação ambiental

A Tetra Pak possui um histórico mundial de ações voltadas ao Meio Ambiente, praticadas nos 165 países em que a empresa atua. As ações envolvem todo o ciclo de vida da embalagem, desde a origem do papel, proveniente de florestas certificadas, passando pelas etapas de transporte, produção, orientação de clientes e consumidores, e chegando finalmente à destinação das embalagens.
No que diz respeito à reciclagem das embalagens após o seu uso, a empresa trabalha em todos os elos da cadeia de reciclagem, acompanhando as cooperativas de catadores, desenvolvendo tecnologias de reciclagem, apoiando empresas recicladoras, entre outros.
Neste contexto, o Brasil pode ser destacado como um exemplo dentro da própria Tetra Pak, pela criatividade, flexibilidade e capacitação da equipe de Meio Ambiente. Foi no Brasil, por exemplo, que a empresa desenvolveu as telhas e placas recicladas de plástico e alumínio das embalagens longa vida, reconhecidas pela FIESP por meio dos prêmios Mérito Ambiental e Ecodesign como soluções inovadoras e auto-sustentáveis. Também no Brasil, em conjunto com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT, a Tetra Pak desenvolveu a tecnologia de Plasma, uma revolucionária técnica para reciclagem das embalagens cartonadas longa vida, que permite separar os componentes da embalagem que poderão retornar à cadeia produtiva. Esta tecnologia, 100% brasileira, está sendo exportada para outros países como a Espanha.
Atualmente, 22% das embalagens longa vida no Brasil são recicladas. Em 2000, o índice era de 13% e o preço da tonelada pago às cooperativas de catadores era de R$ 50,00. Hoje, os recicladores pagam cerca de R$ 250,00 por tonelada, o que comprova a geração de valor na cadeia de reciclagem.

Fonte: Tetrapak (www.tetrapak.com.br)
Assessoria de imprensa (Liliana Morales)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.