DEBATE EM SOUSA (PB) SOBRE A INTEFGRAÇÃO DE BACIAS SERÁ TRANSMITIDO POR 36 EMISSORAS DE RÁDIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

10/3/2005 Sousa - O ato público no próximo domingo (13), em defesa do projeto de integração de bacias, inclui um debate sobre a obra, que será transmitido ao vivo por 36 emissoras de rádio, cobrindo praticamente toda a Paraíba e parte dos Estados do Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Os organizadores do evento estimam em 30 mil o número de pessoas que lotarão a praça principal da cidade, a partir das 17 h.
"O ato público de Sousa vai servir como parâmetro para os comitês estaduais avaliarem se devem prosseguir com esse tipo de manifestação e como vão operacionalizar a mobilização da opinião pública", disse o deputado federal Marcondes Gadelha, um dos coordenadores do evento.
O programa de rádio vai ter início às 13 h com o debate de autoridades locais - o prefeito Salomão Gadelha, os senadores Ney Suassuna e José Maranhão, o presidente da Assembléia Legislativa da Paraíba, deputado Rômulo Gouveia, e o deputado federal Marcondes Gadelha - diretamente do auditório da Câmara de Vereadores, com transmissão por uma rede estadual de 36 emissoras de rádio.
A manifestação em Sousa terá início às 10 h na Faculdade de Direito, com a participação de prefeitos de cidades próximas e também vários municípios dos Estados vizinhos. "Mobilizei quatro equipes da prefeitura para fazer corpo-a-corpo nos municípios dos quatro estados beneficiados pelo Projeto São Francisco. Convidamos os prefeitos e a sociedade", conta o prefeito de Sousa, que obteve ainda a adesão de vários colegas durante a Marcha de Prefeitos, ocorrida em Brasília nesta semana.
A mobilização popular - em defesa da obra que garantirá a segurança hídrica do semi-árido - inclui vasta programação festiva, com artistas locais, banda de forró e concurso de músicas sobre a integração de bacias. Os organizadores pretendem usar a música como recurso para abordar o problema da seca e a vida dura no sertão, com a permanente escassez de água. "A Paraíba é um celeiro de grandes músicos. Tenho certeza de que vamos conseguir lançar uma música que sensibilize as pessoas. Vai ser um sucesso de público", prevê o deputado Gadelha.
Promovido por parlamentares, prefeitos e representantes de entidades da sociedade civil organizada, o evento tem o objetivo de levar apoio à integração de bacias, dar força política ao projeto do governo, sensibilizar os opositores do projeto com a necessidade de água para consumo humano e para o desenvolvimento sustentável e fornecer, à população do semi-árido, argumentos e conhecimentos para defender a integração de bacias como vital para o futuro da região.
O objetivo do Projeto São Francisco é captar 26 metros cúbicos (m³/s) das águas do Velho Chico, ou 1% do rio despeja no mar, para perenizar as bacias dos rios Jaguaribe (CE), Apodi (RN), Piranhas-Açu (PB e RN), Paraíba (PB), Moxotó (PE) e Brígida (PE). Essas águas serão usadas para o abastecimento humano e dessedentação animal e, somente nos anos hidrologicamente favoráveis, para o desenvolvimento de atividades econômicas.
Para isso, o empreendimento prevê a construção de dois canais: o Leste levará água para Pernambuco e Paraíba, e o Norte, já denominado de Celso Furtado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, atenderá aos estados do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. As captações serão feitas em dois pontos: em Cabrobó e no lago da barragem de Itaparica, ambos abaixo da barragem de Sobradinho.

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.