EMBAIXADAS GANHAM BOSQUES DE ESPÉCIES DO CERRADO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

09/03/2005 Um ato simbólico, com o plantio de espécies nativas (medicinais, frutíferas e ornamentais) do Cerrado para formação de um bosque urbano, marcou hoje o início da colaboração internacional para a conservação do bioma. A solenidade ocorreu em frente às Embaixadas da Venezuela e da Argentina, novas parceiras do programa Vamos Cuidar do Brasil - Bioma Cerrado do Ministério do Meio Ambiente. A iniciativa objetiva formar corredores ecológicos no Distrito Federal e no seu entorno, com o envolvimento da comunidade e de outros setores.
A criação do corredor ajudará na movimentação das espécies de fauna que circulam pela região do Lago Paranoá. Durante esta semana, serão plantadas quinhentas mudas de espécies como angico, capitão-do-seco, orelha-de-negro, caju, baru, ipê-amarelo-cascudo, doadas pela Infraero, em torno das embaixadas da Venezuela e da Argentina.
De acordo com o diretor de Educação Ambiental do MMA, Marcos Sorrentino, a iniciativa é um desafio a ser enfrentado pelo ministério e outros parceiros para conservação e cuidados com o bioma Cerrado em cada região do país. Ele ressaltou que o programa encontrou boa acolhida por parte das embaixadas. "Desde o primeiro momento encontramos enorme receptividade com os países irmãos, com os quais convivemos em Brasília. A intenção é de um plantio de um bosque que tem um significado acima de tudo simbólico, numa demonstração de que a união entre países pode ocorrer com o debruçar-se sobre plantar o futuro".
Sorrentino destacou ainda que, além das questões planetárias de mudanças climáticas, do efeito estufa, o plantio de árvores tem um sentido simbólico de envolver indivíduos, pessoas, cidadãos, instituições na comunhão pela vida. O diretor reiterou o convite a todos para juntos darem continuidade à iniciativa. "Esse plantio sinaliza o entrelaçamento junto com as embaixadas para que conheçamos também os programas de educação ambiental que são realizados em cada país", destacou.
O embaixador da Venezuela, Julio García Montoya, disse que a iniciativa aponta para a conscientização da população para a conservação do meio ambiente. Segundo o embaixador, a partir de agora "a iniciativa será um exemplo a ser seguido pelas demais missões diplomáticas que estão na capital do Brasil". Já o embaixador da Argentina, Juan Pablo Lohle, destacou que o tema meio ambiente não envolve só um país. É um tema internacional, continental e mundial. "Este pequeno ato simbólico significa a restauração de um ponto de consciência entre nós, entre as embaixadas no Brasil e em outras nações", afirmou o embaixador argentino.
A solenidade contou com a participação de representantes das secretarias de Educação e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Distrito Federal, de funcionários das embaixadas da Venezuela e da Argentina. O programa, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, tem a parceria da Embrapa-Cerrado.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.