DOZE ENTIDADES ELEGEM REPRESENTANTES PARA CONSELHO GESTOR DA APA BOTUCATU

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Março de 2005

23/03/2005 Com a eleição dos doze representantes de entidades da sociedade civil, no último dia 19 de março, o Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA Botucatu deverá iniciar os trabalhos de elaboração do plano de manejo dessa unidade de conservação, que engloba parte dos territórios dos municípios de Itatinga, Bofete, Botucatu, Avaré, Guareí, Porangaba, São Manuel, Angatuba e Pardinho.
O plano de manejo será um dos principais instrumentos de gestão da APA, criada em 1983, englobando uma área 218.306,00 hectares, onde se localizam a Serra de Botucatu e a formação denominada “cuesta basáltica”, entre os rios Tietê e Paranapanema, resultante do trabalho contínuo de erosão formando grandes plataformas rochosas que se destacam nos vales suaves ao seu redor.
A eleição, que se realizou em Itatinga, foi organizada pelo Grupo de Mobilização, sob a coordenação da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado.
Um total de 37 entidades, que se cadastraram no período de 25 de janeiro a 25 de fevereiro passado, participou do pleito.
Conforme o Decreto Estadual n° 48.149/03, a composição do conselho é paritária, com doze representantes do Estado e dos municípios e doze das entidades da sociedade civil.

Os conselheiros eleitos

As eleições indicaram representantes das seguintes entidades:

- Setor Rural: Associação dos Produtores Rurais de Itatinga, Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Guareí e Torre de Pedra e Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Angatuba

- Setor Urbano: Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Avaré, Associação dos Moradores do Condomínio Aldeia e Associação dos Moradores do Bairro Recanto da Amizade

- Setor Ambientalista: S.O.S Cuesta de Botucatu, Grupo Ecológico de Angatuba e Região e Guareí, Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável – Guadlis.

- Setor de Ensino: Instituto de Biociências da Unesp - Câmpus de Botucatu e Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp - Câmpus de Botucatu

- Setor Empresarial: Centro das Indústrias do Estado de São Paulo-Ciesp.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Wanda Carrilho)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.