JAGUARIÚNA INAUGURA BIBLIOTECA AMBIENTAL, A SALA VERDE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

23/03/2005 A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariuna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, inaugura em 22 de março, em parceria com a Prefeitura de Jaguariuna, o projeto Sala Verde, extensão do programa de educação ambiental que já existe na cidade. Jaguariuna é a primeira cidade da Região Metropolitana de Campinas com uma Sala Verde, biblioteca com 200 títulos relacionados ao meio ambiente, para pesquisas de professores e consultas de alunos.
Esse projeto, parceria entre Embrapa Meio Ambiente, Prefeitura e a Secretaria Municipal de Educação com o Centro de Educação Municipal Ambiental (Cema), foi aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente e vai atender a todas as escolas de Jaguariuna. A biblioteca será interligada por rede a todas as bibliotecas escolares da cidade.
O Brasil possui 111 Salas Verdes. Na região Sudeste, apenas 17 municípios e instituições foram selecionados, sendo 3 na região metropolitana de Campinas. Indaiatuba e Mogi-Mirim também implantarão, explica Francisco Miguel Corrales, técnico da Embrapa Meio Ambiente, coordenador do projeto na Embrapa.
Essa foi a forma encontrada para que maior número de pessoas partilhe de uma consciência global, com a disseminação de uma Educação Ambiental que se fundamenta na interdependência entre o homem e o universo em constante movimento e se direcione pela ética do respeito ao indivíduo e ao Planeta.
Corrales acredita que o sistema educacional, por contribuir para a aprendizagem de maneira mais duradoura e constante, tem fundamental responsabilidade na formação de seus valores e posicionamentos, quando o que está em jogo é a criação do homem, da sociedade e do Planeta. O que se pretende com a Educação Ambiental é a religação do homem com a sua natureza interna e externa.
Neste sentido, a implementação da Sala Verde no Cema constitui um espaço de sinergias entre todos os envolvidos, pois propicia elementos que transformam valores e atitudes; permite o reconhecimento dos fatores que levam a degradação socioambiental, desperta a percepção da importância da participação individual e coletiva na preservação e conservação do meio ambiente, como também informa e orienta sobre a importância do saneamento básico e da preservação das águas.
O projeto propõe a produção de cadernos artesanais, elaborados pelos estudantes, com temas ligados a qualidade da água, que será abordado nas atividades de estudo do meio.
Isso proporciona ao aluno a experiência de um contato direto com a água, interpretação das causas, conseqüências e alternativas diante dos problemas verificados, e mostra a importância da sua qualidade.
A elaboração dos cadernos deverá privilegiar o levantamento e a análise da água de Jaguariúna. Pretende-se ainda, a partir desse documento, estimular nos estudantes propostas de intervenção ecologicamente recomendáveis. Além disso, o levantamento de dados poderá ser útil às organizações públicas locais, constituindo fonte de consulta, acredita Francisco Corrales.
Os alunos podem contar com o apoio da comunidade e de seus pais, mas são eles que decidem, escrevem e preparam a versão inicial do trabalho. Com isso, espera-se aumentar a sua sensibilidade em relação ao meio ambiente equilibrado significando a permanência da vida no Planeta.
Os cadernos serão intercambiados entre as classes, das mesmas séries, da mesma unidade de ensino ou de outras, promovendo a integração de conhecimentos intra e interescolar.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 

 

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