LANÇADA NO ACRE A PEDRA FUNDAMENTAL PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE DA FLORESTA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Março de 2005

28/03/2005 A portaria interministerial criando o grupo de trabalho para implantaçao da Universidade da Floresta do Alto do Juruá, no Acre, será assinada nos próximos dias pelos ministérios do Meio Ambiente, da Educação e da Ciência e Tecnologia. O grupo, que será composto por 48 membros, representados pelo governo federal, do estado do Acre, de instituições de pesquisa e da sociedade civil, coordenará e apoiorá a implementação dos projetos que serão desenvolvidos pela universidade. No último dia 18, representantes do Ministério do Meio Ambiente, do governo do Acre, instituições de pesquisa, parlamentares e comunidades tradicionais participaram do lançamento da pedra fundamental para criação da Uniflora. O projeto da Uniflora é baseado em novo modelo de educação para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, e tem a participação de dezenas de organizações sociais, de seringueiros, grupos indígenas da região, apoiados por pesquisadores de várias universidades e centros de pesquisa.
O Ministério do Meio Ambiente coordena o processo de implantação da Uniflora, que tem por objetivo aproveitar a biodiversidade local para o desenvolvimento de um programa regional, integrando ciência, conhecimento popular e política pública. A Uniflora contará com uma estrutura institucional já existente, envolvendo capacitação técnica, ensino superior e pesquisa avançada.
Três unidades integradas à Universidade Federal do Acre (Ufac) formarão a Uniflora: Instituto da Biodiversidade e Manejo dos Recursos Naturais; Campus Avançado da Ufac em Cruzeiro do Sul e Assis Brasil; e o Centro de Formação e Tecnologia da Floresta em Cruzeiro do Sul. O Instituto da Biodiversidade será um dos componentes fundamentais da Uniflora, que promoverá o desenvolvimento regional sustentável em benefício da população local.

Fonte: MMA - Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.