JUSTIÇA PODE PRORROGAR PRISÃO TEMPORÁRIA DO QUINTO ACUSADO PELA MORTE DE DOROTHY STANG

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

08/04/2005 - A Justiça estadual do Pará poderá prorrogar por mais 30 dias a prisão temporária do pecuarista Regivaldo Pereira Galvão, o quinto acusado de envolvimento no assassinato da missionária americana Dorothy Stang, no dia 12 de fevereiro, em Anapu (PA). O fazendeiro, conhecido como Taradão, foi preso nesta quinta-feira (7), após prestar depoimento à Polícia Federal, em Belém. "A prisão temporária dele foi decretada pelo período de 30 dias, mas é renovável por mais 30 dias, caso haja necessidade", explicou o promotor Lauro Freitas Júnior, que pediu a prisão do pecuarista.
Segundo o promotor, Galvão seria o segundo mandante do crime. Ele e o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura (o "Bida") - que estava foragido e se entregou a Polícia Federal no final de março - teriam encomendado o assassinato da freira e iriam pagar R$ 50 mil aos pistoleiros Rayfran das Neves Sales e Clodoaldo Carlos Batista. Assim como os dois mandantes, os dois executores e o suposto intermediário do crime, Amair Feijoli da Cunha, também estão presos.
Segundo Freitas Júnior, o juiz da comarca de Pacajá, Lucas do Carmo de Jesus, decretou a prisão de Regivaldo Pereira Galvão na última terça-feira (5). De acordo com o promotor, a denúncia de que o pecuarista também estaria envolvido no crime foi checada pelo Grupo de Prevenção e Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Pará. "A informação tinha veracidade, e diante desses dados, o Ministério Público convocou a Polícia Civil e a Polícia Federal para que fizessem diligências nesse sentido", contou. "Novamente foram checadas as informações e diante disso, o Ministério Público, a Polícia Civil e a Polícia Federal acharam por bem requerer a prisão temporária do Regivaldo", explicou.
Por se tratar de uma "informação mantida sob sigilo", o promotor preferiu não revelar qual a fonte da denúncia contra o pecuarista. Para ele, ainda é cedo para afirmar que outras pessoas teriam participado do consórcio para financiar o assassinato da freira. "Por enquanto, os fatos que podemos, digamos assim, comprovar é o envolvimento dessas cinco pessoas: os dois executores, o suposto intermediário e os dois mandantes que seriam os financiadores da execução".
"O Ministério Público já se encontra, não digo satisfeito, mas chegou até onde não esperava chegar, em mais um nome", acrescentou Freitas Júnior que, num primeiro momento, chegou a descartar a possibilidade de participação de Galvão no consórcio. "Não tínhamos ainda fatos que pudessem afirmar o que hoje o Ministério Público afirma. Temos que ter a cautela para não ficar divulgando informações que não tenham veracidade, a gente aguarda que venha o fato para, a partir daí, poder divulgá-lo com mais segurança", justificou.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.