CENAFLOR DISCUTE PADRÕES CURRICULARES PARA TREINAMENTO EM MANEJO FLORESTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

As empresas do setor madeireiro enfrentam vários desafios para o desenvolvimento do manejo florestal e o mais sensível deles é oferta reduzida de técnicos capacitados para a implementação no campo, que acaba por desencorajar novos empreendimentos e dificultar a continuidade dos já existentes.
Atento as necessidades do setor e as demandas da sociedade uma das ações do IBAMA, para combater o desmatamento e fomentar a aplicação do Manejo Florestal Sustentável na Amazônia, foi criado o Centro Nacional de Apoio ao Manejo Florestal (CENAFLOR) ligado a Diretoria de Florestas (DIREF) que já trabalha em parceria com 5 unidades de treinamento para o manejo na Amazônia, nos estados do Mato Grosso, Acre, Amazonas e Pará.
Com o objetivo de apoiar essas unidades de treinamento e garantir a qualidade dos cursos oferecidos o CENAFLOR promoveu durante o ano de 2004 uma série de encontros e oficinas. Dessas ações surgiu a oportunidade de se elaborar o Padrão Curricular Mínimo para treinamentos de curta duração relacionados aos aspectos operacionais do manejo florestal com exploração de impacto reduzido.
Para discutir os “Padrões Curriculares Cursos de Capacitação em Manejo Florestal na Amazônia” o CENAFLOR realizou uma oficina em Brasília contando com a participação de mais de 30 técnicos especializados em manejo e capacitação representando várias entidades como ONGs, universidades e setores de governos estaduais e federais.
“A elaboração desses padrões é algo inédito no setor florestal madeireiro e representa uma oportunidade fantástica para a difusão do manejo florestal na Amazônia e capacitação, com qualidade, para os trabalhadores do setor, sejam eles simples operadores ou engenheiros pois os materiais foram desenvolvidos com a linguagem adequada para cada público.” declarou Antonio Carlos Hummel, Diretor de Florestas do IBAMA.
Após essa oficina os sugestões serão incorporadas a proposta original, os padrões serão publicados e os centros parceiros do CENAFLOR receberão apoio para sua adoção.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.