MINISTRA DESTACA DESAFIO DO FINANCIAMENTO DA POLÍTICA AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

08/04/2005 O Ministério do Meio Ambiente tem se empenhado em dar competência aos compromissos assumidos desde o início do governo à frente da gestão da política nacional do meio ambiente com a participação dos diferentes segmentos da sociedade brasileira. A declaração foi feita pela ministra Marina Silva em Fortaleza, durante abertura do Seminário de Fundos Socioambientais Públicos, na noite de quinta-feira (7).
O encontro, realizado pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), Diretoria de Educação Ambiental e Departamento de Articulação Institucional do MMA, pretende integrar os fundos estaduais para criação de uma Rede Brasileira de Fundos Socioambientais. Segundo a ministra, o desafio do seminário é encontrar uma resposta correta para o financiamento da política nacional do meio ambiente.
De acordo com Marina, o ministério tem trabalhado pela implementação das diretrizes de controle e participação social, de fortalecimento do sistema nacional de meio ambiente e desenvolvimento sustentável e política ambiental integrada. Pensar uma rede de fundos para estabelecer um mecanismo para o financiamento das políticas do setor ambiental é pensar nos diversos segmentos, estados, municípios, Abema, Anamma, todos os parceiros que podem contribuir para uma política ambiental descentralizada e participativa .
Em seu discurso, a ministra salientou que o esforço realizado pelo ministério já rendeu alguns bons resultados, frutos da contribuição da sociedade que usa o Fundo, os cofres dos agentes públicos e daqueles segmentos internos do ministério que dão sua contribuição. Segundo Marina, nesses dois anos de trabalho houve alguns avanços. Como exemplo, ela citou a composição do Conselho Deliberativo com a participação da sociedade civil na execução descentralizada de projetos. Também destacou a transparência de seleção e execução dos projetos de demandas induzidas e espontâneas para facilitar o acesso aos recursos do fundo, onde prevalecem critérios técnicos para aprovação juntamente com a capacitação. De acordo com a ministra, entre 2003 e 2004, foram conveniados pelo Fundo Nacional do Meio Ambiente mais de 280 projetos com investimentos de R$ 46 milhões. Esse esforço tem sido importante na medida em que estamos aumentando a capacidade dos tomadores e a disponibilização dos recursos .
A ministra ressaltou que um dos desafios do encontro será como responder a crescente demanda por recursos, mantendo a qualidade e a seleção de execução dos projetos.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Gerusa Barbosa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.