PESQUISA AVALIA IMPACTO DO CLIMA NA SAÚDE DOS BRASILEIROS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Abril de 2005

18/04/2005 A influência do clima na sazonalidade de doenças como malária, dengue, cólera, leptospirose, leishmanioses e hantavírus e suas possíveis consequências nas regiões brasileiras foram o objeto da pesquisa sobre a Análise da Vulnerabilidade da População Brasileira aos impactos Sanitários das Mudanças Climáticas. O Seminário para apresentação da pesquisa está sendo realizado hoje (18), no auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), durante todo o dia.

MCT/Divulgação
Pela manhã, foi feita uma apresentação geral do projeto pelo professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenador do projeto, Ulisses Confalonieri. Segundo ele, a pesquisa mapeou com indicadores sócio-econômicos, ambientais e epidemológicos as áreas mais vulneráveis do País. "Em índices gerais, a região mais vulnerável é a Nordeste. Com isso, constatamos a necessidade urgente de termos modelos climatológicos diferentes para cada região", explicou Canfalonieri.

Ele ressaltou também a importância de integração desse tipo de estudo com outros setores da sociedade, "pois questionamentos sobre o futuro da produção de alimentos no País, ou o que vai acontecer com a qualidade da água, ou a interação do clima e os poluentes atmosféricos nas grandes cidades, tudo isso afeta a saúde".
Segundo o coordenador geral de Mudanças do Clima do MCT, José Miguez, a importância desse estudo é o da precaução. "Não estamos respondendo perguntas, estamos nos precavendo e começando a estudar os possíveis impactos futuros e tentando avaliar a vulnerabilidade do País às mudanças climáticas. São várias áreas, mas estamos dando prioridade à saúde, agricultura e pesca. No caso específico da saúde, esse trabalho nos ajudará a criar políticas públicas que atuem no sentido de melhorar o controle dessas doenças", afirma.
O estudo é resultado de uma parceria entre MCT e Fiocruz e é um dos compromissos do Brasil junto à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima. A pesquisa foi feita em território nacional, durou cerca de três anos e tomou como base os anos de 1996 a 2001.
Ainda na tarde de hoje serão apresentados a metodologia e os resultados do Projeto.

Fonte: MCT – Ministério da Ciência e Tecnologia (www.mct.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rachel Mortari)
Foto: MCT/Divulgação

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.