SECRETÁRIO ESTADUAL DE RORAIMA DIZ QUE SITUAÇÃO NA ALDEIA FLECHAL ESTÁ MAIS TENSA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Abril de 2005

29/04/2005 - O secretário estadual do Índio de Roraima, Adriano Nascimento, afirmou à Agência Brasil que teme pela segurança dos quatro policiais federais presos há uma semana na comunidade do Flechal, na reserva Raposa Serra do Sol. "A situação lá agora está ficando cada vez mais tensa, os indígenas estão perdendo a paciência". Os reféns foram seqüestrados por lideranças indígenas ligadas à Sociedade de Defesa dos Indígenas Unidos de Roraima (Sodiur), entidade contrária à homologação em área contínua da reserva.
"A negociação não avançou muito porque eles querem dialogar com o governo federal, não conosco", diz Nascimento. Segundo ele, as lideranças do Flechal planejam separar os policiais uns dos outros ou escondê-los no meio da floresta. Os relatos obtidos até ontem (28) indicavam que os reféns vinham recebendo bom tratamento e que podiam caminhar livremente pela comunidade.
Nascimento foi o último representante do governo estadual a voltar do Flechal ontem, depois de permanecer por quase três dias na comunidade. A viagem foi motivada por um pedido do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, ao governador Ottomar Pinto para que mediasse as negociações. Tanto a Sodiur quanto o governo de Roraima pedem que sejam excluídas da terra indígena as três vilas urbanas do município de Uiramutã e o Polígono dos Arrozais - região onde os produtores de arroz exploram a reserva. O decretou que homologou a reserva determina que os ocupantes não-índios dessas áreas têm prazo de doze meses para desocupá-las.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.