COM O FIM DO DEFESO, LAGOSTA VOLTA A SER PESCADO NO CEARÁ

Panorama Ambiental
Fortaleza (CE) – Brasil
Maio de 2005

Hoje, termina o período de interdição da pesca da lagosta - o chamado defeso - para permitir a reprodução dos crustáceos. Depois de quatro meses em que a fiscalização foi feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 3.500 barcos em todo o Ceará vão voltar ao mar para mais oito meses de atividade. Em Fortaleza, a movimentação na praia do Mucuripe começou cedo. É de lá que parte uma boa parte dos lagosteiros.
Este ano, a novidade é a liberação do uso da caçoeira, uma espécie de rede que torna a pesca mais lucrativa, mas que era proibida por lei desde 2002. Por ser uma rede, a caçoeira é considerada prejudicial à espécie porque retém nas malhas lagostas pequenas que ainda não se reproduziram. Por isso, a autorização para o seu uso foi condicionada a uma regra: as malhas não podem ter menos de 12 centímetros.
A alternativa permitida até agora era o manzuá, uma espécie de armadilha, em forma de gaiola, onde só as lagostas maiores ficam presas. Mas para a maioria dos pescadores é uma ferramenta pouco rentável.
"É muito cara e pega pouca lagosta por vez" justifica João Manoel, que pesca desde a adolescência. Ele reconhece, porém, que a quantidade de lagosta aumentou com a proibição da caçoeira. Por isso, alguns vêem a liberação com desconfiança. No futuro, o prejuízo pode ser maior, receia José Manoel.
Mesmo assim, a atividade lagosteira ainda é uma das que impulsionam as exportações cearenses, mas, ao contrário do camarão, que pode ser criado em cativeiro, com grande rentabilidade, a lagosta precisa ser pescada no mar. O Ceará é o maior exportador de lagosta do país, respondendo por 41% de toda a produção brasileira.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Olga Bardawil

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.