CRIAÇÃO DE RESERVAS EM SANTA CATARINA SERÁ MAIS DISCUTIDO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

06/05/2005 A implementação da Área de Proteção Ambiental (APA) das Araucárias, com 419 mil hectares, em Santa Catarina, será mais debatida com o governo, setores produtivos e população daquele estado. A medida foi acertada hoje durante reunião entre o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco, e o governador de Santa Catarina, Luiz Henrique. O encontro aconteceu na capital Florianópolis. Também participaram parlamentares, prefeitos, produtores, empresários e ambientalistas.
A criação da APA faz parte da proposta do governo federal para ampliar a proteção às araucárias em Santa Catarina e no Paraná. Ao todo, Ministério do Meio Ambiente e Ibama, em parceria com estados, municípios, prefeituras e sociedade, propõem a implementação de oito áreas protegidas, sete de proteção integral

NPMA/SB/MMA

(122,8 mil hectares) e uma de uso sustentável, a área de proteção ambiental. Em Santa Catarina, também serão criadas a Estação Ecológica da Mata Preta e o Parque Nacional das Araucárias. O assunto foi debatido em consultas públicas realizadas entre os dias 18 e 27 de abril, nos dois estados.

De acordo com Capobianco, produtores, empresários e população catarinense ainda têm muitas dúvidas sobre a criação da Apa das Araucárias. Sendo assim, o Ministério do Meio Ambiente concordou em aprofundar os debates sobre a futura unidade de conservação. "As atividades produtivas que hoje ocorrem na área da APA não sofrerão qualquer interferência, desde que estejam sendo realizadas de acordo com a legislação", explicou.
Durante o encontro, também ficou definido que as prefeituras de Ponte Serrada, Passos Maia e Abelardo Luz, em Santa Catarina, poderão enviar ofícios ao Ministério do Meio Ambiente solicitando novas consultas públicas. Naqueles municípios serão criados a Estação Ecológica da Mata Preta e o Parque Nacional das Araucárias. Para tanto, as administrações municipais deverão se comprometer em apoiar os debates, proporcionando ampla participação de todos os setores interessados na criação das novas reservas. "O governador Luiz Henrique deixou clara a necessidade da proteção das araucárias, mas entende que novos debates devem ser realizados", disse Capobianco.
Caso as prefeituras dos três municípios catarinenses não solicitem ao MMA novos debates, a criação da estação ecológica e do parque nacional seguirá normalmente. A proposta, depois de finalizada incluindo as sugestões e críticas recolhidas durante as consultas públicas, será enviada à Presidência da República.

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)
Foto: NPMA/SB/MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.