OCUPAÇÃO EM CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA SÓ SERÁ SUSPENSA COM RETOMADA DE RESERVA AMBIENTAL, DIZ CPT

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

03/05/2005 – A ocupação dos prédios do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Conceição do Araguaia, a 940 quilômetros de Belém, só será suspensa quando os madeireiros e grileiros forem retirados de uma área considerada reserva ambiental.
A informação é do agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Conceição do Araguaia José Gladson. Desde ontem (2), cerca de 250 trabalhadores rurais do projeto de assentamento Padre Josimo Tavares, antiga fazenda Bradesco, ocupam os prédios para reivindicar a retomada de uma área de mais de 30 mil hectares invadida por madeireiros e grileiros.
Segundo Gladson, a área invadida foi considerada reserva ambiental em 1997, em um acordo feito com os trabalhadores rurais, Incra, Ibama e Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA), que até agora não saiu do papel. Hoje o assentamento abriga cerca de 800 famílias.
"Desde o final de 2004, grupos de grileiros e fazendeiros começaram a invadir a reserva com o objetivo de vender terras e madeiras ilegalmente. Mas o Ibama, o Incra e a Polícia Federal não tomaram medidas convincentes para a retirada dos grileiros", acrescentou.
Nos últimos seis meses foram firmados vários acordos entre os trabalhadores rurais e o Incra, mas até o momento nada foi cumprido e a situação se agrava a cada dia.
Gladson revelou que um documento está sendo enviado aos ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, e do Meio Ambiente, Marina Silva, para pedir providências. "Com isso os trabalhadores rurais esperam que o Incra, Polícia Federal, Ibama e o Ministério Público ajudem a retirar os ocupantes da reserva ambiental e assegurem a contratação de vigilantes para o local", afirmou. Segundo ele, por enquanto o clima na região é de tranqüilidade.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lucas Parente

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.