THOMAZ BASTOS ENCONTRA-SE EM BRASÍLIA COM POLICIAIS QUE FORAM SEQÜESTRADOS EM RAPOSA SERRA DO SOL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

04/05/2005 - Os quatro policiais federais que foram feitos reféns na aldeia Flechal, em Roraima, no final do mês passado, se reuniram hoje (04) com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Eles contaram detalhes dos oito dias em que estiveram presos na aldeia, por índios contrários à homologação contínua da Reserva Raposa Serra do Sol. Thomaz Bastos ressaltou que a homologação da reserva é ponto de partida para a estabilidade fundiária no estado de Roraima.
De acordo com o superintendente da Polícia Federal em Roraima, José Francisco Mallmann, os agentes não sofreram violência. Ele espera que não ocorram mais conflitos na região e que, a partir de agora, as medidas do governo Federal para a homologação da reserva Raposa Serra do Sol possam ser cumpridas.
"Agora estamos numa fase de assimilação do conjunto de medidas. Os indígenas estão compreendendo melhor isso. Vai haver, com certeza, um período de calmaria. A ordem pública, a paz social e o desenvolvimento econômico vão prosseguir normalmente", afirmou Mallmann.
O ministro da Justiça disse que "a homologação é um fato consumado. O que estamos fazendo é aproveitar o ensejo da homologação e fazer uma coisa que Roraima nunca teve. Nem como território, nem como estado: um quadro de estabilização fundiária, inclusive para que os investidores que queiram ir para lá possam ir providos de informações a respeito do que vai ser, do que não vai ser, do que vai acontecer e do que não vai acontecer".
Os agentes foram aprisionados no último dia 22 e libertados oito dias depois por índios contrários à homologação contínua da reserva.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Priscilla Mazenotti

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.