AULAS DE JESUÍNO ROMANO E OSWALDO LUCÓN VÀO VERSAR SOBRE MONITORAMENTO E COMPENSAÇÃO DE EMISSÕES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2005

09/05/2005 O químico Jesuíno Romano, gerente da Divisão de Tecnologia de Avaliação da Qualidade do Ar, da CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, vai realizar nesta terça-feira (10/5), às 14 horas, uma palestra sobre “Monitoramento da Qualidade do Ar”, relatando a experiência e o histórico das redes de avaliação da poluiçãoatmosférica no Estado de São Paulo.

Pedro Calado
A palestra faz parte do segundo módulo do curso "Gestão da Qualidade do Ar em Centros Urbanos - Iniciativa Ar Limpo", promovido pelo Banco Mundial, com o apoio da Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento - GDLN e coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. As palestras são realizadas em videoconferência, a partir de Brasília, para todas as capitais, em salas instaladas nas Assembléias Legislativas e outras entidades, assim como a outras trinta cidades brasileiras selecionadas.

Segundo Jesuíno, antecipando o teor de sua aula, "o controle de qualidade é fundamental em um sistema de medição e, para isso, a CETESB iniciou em 2000 um trabalho para garantir a confiabilidade dos dados sobre poluição do ar”. Os resultados desse processo deverão ser relatados pelo químico.
No sétimo módulo do curso, programado para o dia 21 de junho, o engenheiro Oswaldo Lucón, assessor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, vai proferir uma palestra sobre o tema "Compensação de Emissão: Uma Nova Estratégia para São Paulo", em que vai falar sobre a importância do Decreto nº 48.523, de 2 de março de 2004, que trata do gerenciamento da poluição do ar, causada por fontes industriais.

Para Lucón, "a lei é uma proposta pioneira em países em desenvolvimento, pois estabelece, pela primeira vez, um mecanismo de compensação de emissões, numa cooperação entre os que têm condições de efetuar melhorias e os que necessitam dessa melhoria".
Pedro Calado



O curso

A série de palestras, que conta também com convidados de outros órgãos brasileiros, começou no último dia 2 de maio, tem o objetivo de fornecer instrumentos de análise dos impactos locais e globais da contaminação aérea, fomentando uma visão estratégica do problema para que os participantes, com a compreensão adequada de políticas e instrumentos de prevenção, possam desenvolver planos de gestão da qualidade do ar urbano.

O curso é constituído de oito módulos: Inventário de emissões e controle, Monitoramento da qualidade do ar, Modelagem de cenários, Impactos da poluição do ar, Controle das emissões veiculares, Controle da poluição do ar no transporte urbano, Controle de fontes fixas e Gestão integrada da qualidade, que serão desenvolvidos nas próximas videoconferências marcadas para os 10, 17 e 24 de maio e 6, 14, 21 e 28 de junho, com duas horas de duração.

O curso tem a participação de diversos técnicos da CETESB. Os interessados ainda podem se inscrever para as palestras seguintes, devendo preencher o formulário que se encontra disponível no endereço www.cleanairnet.org.
O acesso ao curso é possível pelo site www.cleanairnet.org/course/edu_distancia/curso_ial. O material didático e todas as informações necessárias para o acompanhamento do curso são fornecidos pela Internet. Ao final, os participantes receberão um CD-Rom com todo o conteúdo do curso e o respectivo certificado do Banco Mundial.

Fonte: CETESB – agência ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rosely Ferreira)
Fotos: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.