FLORESTAS NACIONAIS NO AMAZONAS TERÃO PLANOS DE MANEJO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

(09/05/05) - A coleta de dados em campo e as oficinas de planejamento dão início ao processo de construção dos planos de manejo das Florestas Nacionais de Purus e Mapiá-Inauini, no Amazonas. Técnicos do Ibama estão fazendo levantamento de fauna e flora e das condições socioeconômicas da população local e do entorno. Além dos analistas ambientais do instituto estão participando dos trabalhos de campo, técnicos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, das Universidades Federais de Viçosa e do Acre, especialistas em antropologia e lideranças das várias comunidades da região. A segunda oficina de planejamento foi realizada com foco na caracterização das Florestas Nacionais em seus aspectos naturais e humanos e na sensibilização das comunidades para a implantação do Conselho consultivo das unidades.
As Florestas Nacionais são unidades de uso sustentável e de acordo com o modelo de gestão participativa é fundamental que os segmentos sociais onde elas estão inseridas tenham participação ativa nos trabalhos. Da Flona de Purus estão envolvidas as Associações de Moradores e de Produtores da Vila Céu do Mapiá e da Boca do Igarapé de Mapiá, o Grupo de Manejo Florestal Comunitário, Instituto de Desenvolvimento Ambiental-IDA-CELFLURIS, Cooperativa Agro-Extrativista do Mapiá-Inauini e Médio Purus e o Centro de Medicina da Floresta. Da Flona de Mapiá-Inauini estão participando representantes dos moradores do Rio Inauini, Igarapé São Francisco, São Gil, Igarapé São Domingos e a Associação de Produtores de Artesanato e Seringa de Boca do Acre-APAS.
Segundo Adalberto Iannuzzi, Coordenador de Planejamento das Florestas Nacionais, a participação dos grupos sociais na construção dos planos de manejo determina o sucesso do modelo de gestão participativa implementado pela Diretoria de Florestas. “O envolvimento da sociedade em todas as fases do processo, estabelece um forte compromisso entre o Ibama e as comunidades e esse fator é determinante para a proteção, o uso sustentável dos recursos naturais e principalmente para a gestão das Flonas”, disse ele.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Janete Porto

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.