SEMINÁRIO DISCUTE MODELAGEM HIDRODINÂMICA NA GESTÃO DAS ÁGUAS NO ALTO E MÉDIO TIETÊ

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2005

10/05/2005 Especialistas em gestão das águas de diversas instituições do Governo do Estado encontram-se reunidos na CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, junto com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do consórcio internacional de consultoria NJS/KK/Cobrape, participando o 2° Seminário sobe Modelagem Hidrodinâmica de Qualidade de Água do Alto e Médio Tietê.

José Jorge
O encontro, iniciado nesta segunda-feira (9/5), com encerramento previsto para o próximo dia 13 de maio, reúne representantes da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente do Estado, SABESP - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, EMAE - Empresa Metropolitana de Águas e Energia e DAEE - Departamento de Águas e Energia Elétrica, além da AES Tietê - Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê.
O objetivo do seminário é a apresentação dos relatórios finais do projeto iniciado em outubro de 1993, com recursos financeiros de US$ 1000 mil, provenientes do JSF - Japanese Special Fund, por intermédio do BID, que vai permitir a utilização inédita de um modelo matemático, que propiciar simulações para a produção de imagens tridimensionais para dar suporte à tomada de decisão na gestão dos recursos hídricos da Região Metropolitana de São Paulo e da região do Médio Tietê.

O primeiro seminário, em agosto do ano passado, promoveu a apresentação e avaliação dos resultados iniciais do projeto. Na reunião desta semana, serão apresentados os relatórios finais, estudos complementares e recomendações que, segundo Rosa Helena Martins, assessora da Diretoria de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB e uma das coordenadoras do projeto, deverão resultar na apresentação, em junho próximo, na oficialização das parcerias dos diversos órgãos e entidades envolvidas.
Conforme salientou Lineu Bassoi, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da CETESB, que participou da abertura dos trabalhos, a continuidade da parceria dos diversos órgãos estaduais é fundamental “para a sustentabilidade dos resultados obtidos”. Igual expectativa é alimentada pelos representantes do BID e do consórcio nipo-americano-brasileiro NJS/KK/COBRAPE, que presta consultoria técnica especializada ao projeto, como vencedora da licitação realizada pela JSF. O representante do BID, Eduardo Figueroa, afirmou que a consolidação do projeto irá servir para sua instituição avaliar adequadamente os investimentos que estão sendo efetuados, além de se constituir em subsídio valioso na análise de futuros investimentos a serem realizados pelo banco.
José Jorge
O engenheiro civil Alceu Guérios Bittencourt, diretor da COBRAPE, falando da importância dos trabalhos desenvolvidos, salientou "a criação de uma ferramenta técnica inédita que se constitui em tecnologia de ponta em recursos hídricos no país”. No seu entender, entre as vantagens do modelo hidrodinâmico de qualidade da água adotado, se destaca a possibilidade de se poder simular situações específicas não permitidas por modelos estacionários. Como exemplos de interferências nos corpos d´água, citou descargas acidentais numa estação de tratamento de esgoto ou um aumento de carga orgânica em conseqüência de um episódio de cheia.
Para Noriyuki Matsumoto, gerente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da NJS - Nippon Jogesuido Sekkei Co. Ltd., trata-se do primeiro projeto na América Latina financiado a fundo perdido pela instituição japonesa JSF, que promove o aprofundamento das relações entre o Brasil e o Japão. Os bons resultados obtidos até o momento, principalmente o relacionamento e integração entre os órgãos envolvidos, poderão servir como modelo e “porta de entrada” para futuros investimentos da instituição financeira japonesa no país.

Calibração

No segundo dia (10/5) do seminário, foi apresentado e discutido o relatório final sobre a Calibração Preliminar, resultado da comparação e ajuste dos dados obtidos nos modelos matemáticos com os de monitoramento contínuo, coletados junto aos diversos órgãos estaduais envolvidos. O modelo matemático, por sua vez, é o conjunto de equações que permite a simulação dos processos que ocorrem dentro dos corpos d´água enfocados. Os modelos utilizados nesse projeto foram desenvolvidos pelo Centre for Water Research - CWR, da Universidade Western Australian, que também está trabalhando com o consórcio.
Conforme explicou José Antonio Oliveira de Jesus, da COBRAPE, na primeira fase do projeto e, posteriormente, na coleta de dados, foram identificados os principais problemas e processos que determinam a qualidade da água nos reservatórios Billings e Barra Bonita, e nos rios Tietê e Pinheiros.
Esses levantamentos incluem, entre os problemas verificados, a floração de algas e a presença de metais, que têm como causas, entre outras, as cargas de esgotos provenientes da operação de reversão do Rio Pinheiros para a Billings e os sedimentos dos rios. Os processos considerados abrangem desde o movimento e velocidade da água, até o ciclo de nutrientes e de metais. Os modelos matemáticos definidos, segundo Jesus, possibilitam a simulação da qualidade da água em vários pontos dos reservatórios e em diversos momentos, pois são hidrodinâmicos, não se baseando em médias, e podendo contemplar situações inesperadas.
Os trabalhos do seminário na quarta-feira (11/5) terão a apresentação e discussão dos cenários hidrodinâmicos possíveis, com base na modelagem, selecionados pelos técnicos envolvidos nos grupos de trabalho do projeto, como os efeitos do futuro tratamento das águas do Rio Pinheiros, por meio do sistema de flotação, na dinâmica da qualidade da água da Represa Bilings. No dia 12/05, será apresentado o último relatório, referente a estudos complementares e recomendações, e no dia 13/05, acontecerá o fechamento do seminário.

Fonte: CETESB – agência ambiental de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Fotos: José Jorge

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.