TÉCNICOS MONITORAM PARQUE NACIONAL DAS EMAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

Uma nova ferramenta de monitoramento via satélite já está sendo utilizada por agentes do Ibama em Goiás. Desenvolvida pelo Centro de Monitoramento da Cobertura Vegetal (CMCV), em parceria com a The Nature Conservancy do Brasil (TNC) e a Agência Americana para Desenvolvimento Internacional (USAID), o banco de dados integrado com um sistema de informações geográficas identifica desmatamentos e remanescentes de vegetação em propriedades agrícolas, e delimita áreas protegidas pela legislação ambiental.
Realizado no entorno do Parque Nacional das Emas, o projeto-piloto terminou no início desta semana. Quinze técnicos, fiscais e agentes do instituto foram capacitados em abril na sede da administração do parque. Em seguida, as equipes foram a campo cadastrar as propriedades do entorno. As informações coletadas foram cruzadas com imagens de satélite e lançadas num banco de dados on line, disponível no site www.cmcv.org.br/unidades_conservacao.htm.
Segundo o administrador do parque, Rogério Oliveira Souza, a nova ferramenta é de uso fácil para os técnicos e pode ser ampliada para outras áreas, servindo de exemplo para uma estratégia nacional. “Esse novo sistema é de fácil manuseamento e exige apenas noções básicas. Qualquer pessoa poderá consultá-los de qualquer lugar do mundo”, afirma Rogério ao ressaltar a importância da aplicação do treinamento nas demais regiões do país.
Outra vantagem identificada é que o uso da nova tecnologia permite planejar uma ação de monitoramento de dentro do escritório, reduzindo custos, já que os recursos públicos são escassos. “Não se compra o software, as informações estão disponíveis na Internet. O Ibama será o gestor do sistema alimentando os dados”, informa o especialista da TNC em Estratégias de Conservação em Terras Privadas, Henrique Garcia.
Em duas semanas de trabalho, 97 propriedades foram cadastradas. Agora, a administração do parque quer ampliar o mapeamento inserindo o cadastramento em suas atividades rotineiras. “A TNC viu a oportunidade de trabalhar com reservas legais como uma forma de atingir a conservação da biodiversidade em grande escala e permitir que o desenvolvimento econômico ocorra de forma planejada, com benefícios para a nossa sociedade, no presente e no futuro”, comenta o coordenador de Programas de Conservação da TNC, Laurenz Pinder. “Se conseguirmos alocar reservas legais e áreas de preservação de forma contínua, teremos mais chance de atingir nosso objetivo de conservar a biodiversidade”.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Tânia Mara

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.