SEMANA DA MATA ATLÂNTICA, EM CAMPOS DO JORDÃO, DISCUTE PROTEÇÃO DE REMANESCENTES DESSE ECOSSISTEMA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Maio de 2005

16/05/2005 A Mata Atlântica, um dos mais importantes ecossistemas existentes no país, vai ser tema de um encontro em Campos do Jordão, reunindo especialistas do Governo Federal e de vários Estados brasileiros. Considerada patrimônio nacional pela Constituição Federal e pelo Decreto 1000,93, é um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo que, em virtude de sua localização geográfica, sofreu um intenso processo de devastação, restando atualmente apenas 7,84% dos 1.300.000 km2 de sua área original.
É por este motivo que o Ministério do Meio Ambiente vai realizar, de 18 a 22 de maio, a Semana da Mata Atlântica elegendo a araucária como tema do encontro, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a necessidade de proteger o que resta das florestas com essa espécie de conífera, para afastar os riscos de extinção. A araucária, cujo nome científico é “Araucaria angustifolia”, é conhecido como pinheiro brasileiro, ocorrendo em áreas de Floresta Ombrófila Mista que, originalmente ocupava 200 mil km2 nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Hoje, restam menos de 3% de área com florestas de araucária.
A Semana da Mata Atlântica, que vai se realizar no Auditório Claudio Santos, em Campos do Jordão, está sendo realizado com o apoio, entre outros, do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SMA. O evento vai ser aberto no dia 18, com a realização da 44ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA e exposição de trabalhos do Concurso de Desenhos, Poemas e Redações de estudantes do ensino básico e fundamental de Campos do Jordão. No dia 19, será realizada a sessão solene do CONAMA sobre a Floresta com Araucárias, com a participação da ministra do Meio Ambiete, Marina Silva, e do secretário do Meio Ambiente do Estado, professor José Goldemberg, além de outros secretários estaduais e representantes de diversas instituições.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.