AUDITORES DA ISO 9001 VÃO RECOMENDAR CERTIFICAÇÃO DO SETOR DE EMERGÊNCIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Junho de 2005

01/06/2005 O Setor de Operações de Emergência - EIPE, da CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, vai receber em breve nova certificação de qualidade pela norma ISO 9001. A auditoria para a nova certificação do EIPE, que obteve sua primeira certificação no início de 2002, foi realizada pela equipe de auditores da empresa GLC e encerrada no último dia 19 de maio. Em seu relatório final, os auditores informaram que farão a “recomendação” para a certificação da área, que, desta forma, manterá o reconhecimento internacional no que se refere à qualidade de seus serviços.
Entre os aspectos positivos comentados pela equipe de auditoria, destacou-se o relativo ao “alto comprometimento da alta direção da empresa com o programa da qualidade”. Assim, em um prazo de aproximadamente 40 dias, o EIPE deverá receber a nova certificação pela norma ISO 9001.

Eficiência

Conforme justificou o gerente Edson Haddad, por diversos anos os profissionais do Setor de Operações de Emergência vêm realizando as suas atividades de atendimento envolvendo produtos químicos “com empenho e esmero, empregando metodologias de trabalhos alicerçadas nos melhores critérios técnicos existentes e nas melhores práticas de trabalho”.
De acordo com Haddad, a Certificação ISO 9001:2000 para a Atividade de Atendimento de Emergência provocou uma profunda reflexão sobre o atendimento envolvendo etapas de trabalho, competências, procedimentos operacionais em campo, infra-estrutura necessária e nível de informação para realização dos trabalhos, entre outros.
Segundo explicou, a equipe sempre realizou as suas atividades pautadas em rotinas bem delineadas e direcionadas para a qualidade das ações emergenciais, empenhando-se na mitigação dos impactos ambientais e conseqüências indesejáveis dos acidentes químicos ao meio ambiente, procurando atuar de forma eficaz e eficiente. “A inclusão da Atividade de Atendimento de Emergência nesse sistema de certificação de qualidade, uniu e integrou todos os conhecimentos, habilidades e experiência da equipe de atendimento, com a formalização por meio de uma metodologia, estabelecendo protocolos de atuação e um padrão de resposta”, afirmou.
Como conseqüência, foram constituídas políticas, critérios de atuação padronizados e bem definidos, sanadas falhas de comunicação, implantação de sistema de controle para processos operacionais, instruções de trabalho e implementação de documentação, entre outros procedimentos. Foram estabelecidas, também, rotinas de manutenção de equipamentos, organização, criação e reestruturação de formulários e documentos (“check-lists” de viaturas, equipamentos e acessórios), com objetivo de proporcionar ao corpo técnico melhor confiabilidade dos equipamentos de monitoração usados nas emergência, para melhor subsidiar as tomadas de decisão em campo.
A criação de Procedimentos Operacionais Padrão - POPs padronizou as etapas a serem executadas no atendimento, desde o recebimento do acionamento até o encerramento do atendimento, estabelecimento de padrões de desempenho da atividade, para avaliação da satisfação do cliente, de forma sistêmica, com vistas à melhoria contínua da atividade, resultando numa maior visibilidade dos trabalhos prestados pela CETESB.
O processo da qualidade introduziu uma metodologia de trabalho, propiciando ao Setor de Operações de Emergência identificar prontamente eventuais fragilidades, bem como monitorar de forma contínua o sistema de atendimento de emergência, constituindo-se em um grande sistema gerenciador desta atividade.
Conforme Haddad, a implantação do processo de qualidade na atividade de atendimento de emergência tem proporcionado aos técnicos a confiança em seu trabalho, e a convicção de que o mesmo está sendo realizado a partir de procedimentos planificados, dentro de padrões previamente definidos, amparados por uma estrutura logística adequada para a realização das atividades de atendimento emergencial com produtos químicos.

Seis mil atendimentos

De 1978 a 2004, a CETESB atendeu a um total de 5.884 ocorrências emergenciais, envolvendo principalmente produtos químicos que somaram 5.331 atendimentos, sendo 33,7% com líquidos inflamáveis, 11,4% com produtos corrosivos, 6,2% com produtos perigosos diversos e 2,7% com produtos tóxicos e infectantes, entre outros.
Do total de ocorrências, 550 envolveram postos de gasolina; 434, atividades industriais; 2.202, transporte rodoviário; 322, transporte marítimo; 168, transporte por duto; e 56, transporte ferroviário. De 1999, quando houve um aumento significativo de casos, até o ano passado, foram 3.050 atendimentos emergenciais, com uma média de pouco mais de 500 ocorrências atendidas por ano.

Fonte: CETESB – agência ambiental do estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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