CRESCE A CONTAMINAÇÃO POR PRODUTOS TRANSGÊNICOS

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Junho de 2005

01/06/2005 Contaminações por produtos transgênicos de áreas de produção agrícola, colheitas, alimentos e meio ambiente estão registrando aumento dramático em todos os continentes, segundo denunciam organizações internacionais como a GMWatch, de Londres, e o Greenpeace Internacional. Estas instituições lançaram na quarta-feira (01) o site www.gmcontaminationregister.org, que registra on-line casos de contaminação por transgênicos em todo o mundo.
Segundo a GMWatch \"desde sua introdução em 1966, registraram-se mais de 60 incidentes com contaminação ilegal ocasionados por produtos transgênicos, documentados em 27 países nos cinco Continentes\".
A documentação destaca que ocorreram 63 casos de contaminação em 27 países em alimentos, sementes e plantas nativas. O maior número de incidentes ocorreu nos Estados Unidos, com o registro de 11 ocorrências. Além disso, foram ocasionadas contaminações pelo milho transgênico \"StarLink\" em sete países: Estados Unidos, Canadá, Egito, Bolívia, Nicarágua, Japão e Coréia do Sul.
O levantamento aponta também contaminações ilegais de transgênicos na Índia (algodão), Brasil (algodão e soja), China (arroz), Croácia (milho), Europa e Alemanha (mamão) e Tailândia (algodão e mamão).
Alimentação - Os riscos de contaminação alimentar por alimentos transgênicos de boa parte da humanidade vêm preocupando cientistas de todo o mundo. Agora, este risco se tornou mais evidente com a revelação pelo jornal britânico \"The Independent\" de que uma pesquisa desenvolvida pela multinacional Monsanto, e mantida em segredo, comprova que ratos alimentados com milho transgênicos registram disfunções nos rins e alterações no sangue, podendo provocar câncer.
Cientistas britânicos estão listando os riscos dos produtos transgênicos, chamados de \"perigos de transferência horizontal de genes\". São riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.
As publicações científicas destacam os riscos mais graves dos alimentos transgênicos: geração de novas espécies cruzadas de vírus que causam enfermidades; geração de novas bactérias que provocam enfermidades; propagação de genes com resistência a antibióticos e a medicamentos entre os patógenes virais e bacterianos, inviabilizando o tratamento de infecções; inserção aleatória nos genomas de células, provocando efeitos nocivos como o câncer; reativação e recombinação com vírus em estado de bactérias (presentes nos genomas) para gerar vírus infecciosos; propagação de genes novos e construções de genes perigosos que nunca existiram anteriormente; desestabilização de genomas aos quais forem transferidos os transgenes e multiplicação dos impactos ecológicos da desestabilização de genomas.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (http://www.pr.gov.br/meioambiente/index.shtml)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.