INDÍGENAS ELEGEM DELEGADOS PARA CONFERÊNCIA NACIONAL DE IGUALDADE RACIAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

03/06/2005 - Cerca de 100 indígenas de todo o Brasil participaram hoje (3) de um encontro preparatório para a 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, que acontecerá em Brasília de 30 de junho a 2 de julho. Recebidos pela secretária especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, indígenas de diversas etnias se reuniram para eleger 48 representantes para a conferência nacional e para apresentar reivindicações e propostas.
A socióloga e representante indígena no Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial, Azelene Kaingang, disse que a principal reivindicação diz respeito à demarcação e homologação de terras indígenas. Segundo ela, mais de 80% dos territórios indígenas estão demarcados, mas a presença de agricultores, fazendeiros, madeireiros e garimpeiros impede que os índios tomem posse dessas terras.
"O problema é que o governo brasileiro não prevê no seu orçamento recursos suficientes para fazer a exclusão desses territórios, para tirar de lá o garimpeiro, o fazendeiro, o madeireiro e todas as empresas ilegais que atuam em terras indígenas. O que falta é promover a extrusão desses territórios indígenas as pessoas não-indígenas que estão lá dentro, que nem sempre são ocupações de má-fé".
O subsecretário de políticas para comunidades tradicionais da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Carlos Eduardo Trindade, conta que, além dos povos indígenas, vão participar da conferência nacional de igualdade racial negros, quilombolas, ciganos, árabes, palestinos, judeus e religiosos de matiz africano.
"A idéia é que os diversos grupos que caracterizam o que nós chamamos de grupos discriminados da população brasileira possam ter uma participação ativa na conferência nacional, onde será revisada a Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial".
No total, a conferência reunirá 1.200 delegados eleitos em todos os estados que juntos vão construir um Plano Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O documento dirá quais ações deverão ser executadas pelo governo para contemplar as questões de gênero, cultura e religião da sociedade.

Fonte: Agência Brasil – Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Irene Lôbo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.