BARROS SUBSTITUIRÁ ATPF ATÉ DEZEMBRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

(15/06/05) - O presidente do Ibama, Marcus Barros, em depoimento ontem à CPI da Biopirataria, anunciou para o final deste ano a substituição da Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF) por um sistema informatizado que controle a madeira desde a origem até a indústria. O Sistema Integrado de Controle e Monitoramento dos Recursos e Produtos Florestais (Sisprof) começou a ser desenvolvido, em dezembro de 2002, pelo Ibama e a Universidade de Lavras.
O sistema é complexo, demanda investimentos, mas eliminará todos os intermediários que transformaram a ATPF em instrumento de corrupção. “Pegamos o rabo do dragão da corrupção pela ATPF”, disse Barros numa referência à Operação Curupira, que prendeu mais de 100 empresários, despachantes, servidores do Ibama e da Fema (órgão estadua) envolvidas na fraude dessas autorizações para garantir o transporte de madeira explorada ilegalmente no Mato Grosso. O esquema, que funcionava há mais de 10 anos, lucrou R$ 890 milhões com o desmatamento de 43 mil hectares somente nos últimos dois anos.
Barros comentou que o instituto está passando por um processo de depuração e podem ocorrer novas prisões de envolvidos em esquemas de corrupção e exploração ilegal de madeira na Amazônia. "O Ibama não cabe no papel de vítima, pois foi ele quem começou o processo 20 meses atrás", disse. A Polícia Federal e do Ministério Público entraram no caso a partir de outubro passado.
Os deputados também ouviram ontem o interventor do Ibama no Mato Grosso, procurador Elielson Ayres de Souza, e o diretor de Proteção Ambiental, Flavio Montiel, sobre a Operação Curupira. O procurador relatou todo o trabalho da equipe do Ibama para desmontar a quadrilha. “O serviço da PF não transcorreu sozinho.” Souza disse que “alimentou” as duas instituições parceiras tornando possível a identificação dos cabeças do esquema - não só laranjas – e de 431 empresas fantasmas. “Estamos apenas começando e vamos chegar facilmente a mil (empresas fantasmas)”, avisa, revelando que está mapeando outras fraudes e em breve irá repassá-las a PF e ao Ministério Público.
Souza criticou as tentativas de vincular a quadrilha do Mato Grosso com financiamento de campanhas políticas. Ele garante não ter envolvimento de partidos com o esquema, apesar das prisões de filiados do PT, como o ex-gerente do Ibama no Mato Grosso, Hugo Werle.
O presidente do Ibama contou que os primeiros relatórios da PF sobre o grampo nos telefones de Hugo revelavam negociação de propina com madeireiros. Ele pediu para estender a escuta por mais 15 dias e só aumentou a frustração. “Aí, abriu-se uma cratera sob os meus pés.”
Barros aproveitou a sessão da CPI da Biopirataria para defender o diretor afastado de Florestas, Antônio Hummel, que também foi investigado e teve os telefones grampeados pela PF. “Contra ele, não foi identificado qualquer ato improbo. Hummel é a pessoa que combateu a corrupção no Pará e teve a coragem de suspender planos de manejo em áreas de conflitos”. Para Barros, cometeu-se uma injustiça ao mandar prender Hummel - agora, já solto. Ele espera reempossá-lo passados os 60 dias de afastamento do cargo para esclarecer o caso.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Assessoria de imprensa (Sandra Sato e Gilberto Costa)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.