PROSA RURAL DISCUTE O MANEJO FLORESTAL COMUNITÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

14/06/2005 O programa de rádio Prosa Rural para a região Norte do Brasil discute o manejo florestal comunitário, com informações da Embrapa Acre (Rio Branco - AC). Este programa é produzido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o patrocínio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A coordenação é da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília - DF).
A Embrapa Acre, em parceria com a Associação dos Produtores em Manejo Florestal e Agricultura (Apruma), do Projeto de Colonização Pedro Peixoto, tem desenvolvido um sistema de manejo adequado à realidade de pequenos produtores rurais. Esse sistema é caracterizado pela simplicidade operacional, investimentos relativamente baixos, exploração madeireira não mecanizada e impacto reduzido sobre a floresta. O plano baseia-se em ciclos de cortes curtos (10 anos), baixa taxa de abate (máximo de 10 metros cúbicos por hectare/ciclo), processamento das toras no ponto de derrubada com uso de serraria portátil e emprego de bois para arraste da madeira processada.
Essa iniciativa feita com pequenos produtores permite ofertar ao mercado novos tipos de madeira, reduzindo a pressão pelas espécies tradicionais. Mostrou também que é possível transformar a reserva legal em área produtiva, conservando o ecossistema para as futuras gerações. Com isso, ampliou-se as opções de renda familiar no campo. O sistema de manejo florestal comunitário também aponta caminhos para superar os obstáculos técnicos e burocráticos em torno da atividade.
O Prosa Rural é semanal e tem duração de 15 minutos. Sua programação é voltada para os jovens e pequenos produtores familiares do Semi-Árido Nordestino, Vale do Jequitinhonha e região Norte do Brasil. São abordados temas ligados ao desenvolvimento do agronegócio da região, de forma clara e acessível, principalmente as pesquisas que têm alguma aplicação prática no dia-a-dia do pequeno produtor rural.
O conteúdo é desenvolvido pelos Centros de Pesquisa da Embrapa que atuam na região Norte do Brasil, com apoio das Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária. Além das pesquisas, o programa dedica espaço para a cultura regional, com apresentação de músicas e poesias. O Prosa Rural é distribuído gratuitamente para rádios dessas regiões. No endereço eletrônico www.sct.embrapa.br/radio/index.htm, é possível ter acesso à programação completa de 2005 e ouvir os programas já veiculados.

Fonte: Embrapa (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Soraya Pereira e Juliana Miura)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.