PÚBLICO APROVA O SALÃO DO TURISMO – ROTEIROS DO BRASIL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Junho de 2005

13/6/2005 O Salão do Turismo - Roteiros do Brasil, realizado de 1º a 5 de junho, em São Paulo, superou todas as expectativas, tanto de público quanto de negócios. Nos cinco dias do evento, o número de visitantes foi de 108,6 mil, sendo 17 mil profissionais de turismo e 9,2 mil expositores. Na Rodada de Negócios, local de encontro entre os agentes de comercialização do produto turístico, foram realizados mais de dois mil agendamentos entre compradores, que investiram R$ 124,1 mil no evento e tiveram expectativa de negócios de R$ 22,5 milhões para 2006; e vendedores, com investimento de R$ 484,1 mil e expectativa de R$ 52,2 milhões.
Esses números foram apresentados, na noite de ontem (13/6), pelo secretário Nacional de Políticas do Turismo do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, durante o II Ciclo de Palestras: Turismo em Movimento – Cenários & Perspectivas, no Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília (UnB). O secretário proferiu a palestra Salão do Turismo: Resultados e Perspectivas.
De acordo com pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) durante o Salão do Turismo, o evento atendeu totalmente as expectativas de 71% do público e parcialmente de 25% dos participantes, tanto que 82,6% dos visitantes conheceram novos roteiros. A aceitação do público é comprovada também quando se verifica que 95,9% dos entrevistados pretendem voltar à próxima edição do Salão. Esse sucesso deve-se, conforme afirmou o secretário, ao Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, pois o Salão não é apenas um evento, mas uma estratégia do Programa. “Essa ação permitiu que os 26 estados e o Distrito Federal tivessem representação no Salão. A partir deste momento, o Brasil se tornou uma nação também do ponto de vista turístico”, afirmou.
Negócios - A Rodada de Negócios foi considerada uma ótima oportunidade para se conhecer os novos roteiros a serem comercializados, tanto que 75% dos entrevistados pela FGV concordaram com essa afirmação. Pelo menos 93% dos participantes acreditam que a Rodada foi uma chance de realização de contatos que poderão se transformar em negócios no futuro. O montante, em reais, estimado nas negociações para os próximos dois anos é de: até R$ 50 mil, 25,6%; de R$ 50 mil a R$ 200 mil, 25,6%; de R$ 200 mil a R$ 500 mil, 32,6%; de R$ 500 mil a R$ 1 milhão, 8,1%; e acima de R$ 1 milhão, 8,1%.
A pesquisa da FGV revela, ainda, que a preferência do público quanto à escolha de um roteiro turístico continua envolvendo o segmento Sol e Praia (36,6%). “Isso é natural num país com extensão litorânea tão ampla como o Brasil. Mas o que chama a atenção é que, em pesquisas anteriores, esse dado nunca foi inferior a 50%”, disse o secretário. Em segundo lugar na preferência está o Ecoturismo, Aventura e Esporte (25,5%) e em terceiro o Turismo Cultural (24,5%).
Comida típica - Nos demais módulos de atividades do evento, os resultados também foram positivos. Na Mostra Gastronômica, mais de 60 mil pratos foram vendidos e, apenas no dia 04/06, por hora, pelo menos 1,5 mil pessoas degustaram as comidas típicas. Os pratos mais vendidos foram a carne de sol com farofa d´água, do Rio Grande do Norte – 1,7 mil só no dia 04 –; e o rubacão, da Paraíba – 900, também no dia 04. Entre os doces, o bolo de rolo de Pernambuco era o mais procurado. Além disso, todas as 24 mil peças da loja de artesanato foram vendidas.
No Núcleo do Conhecimento, aproximadamente cinco mil pessoas participaram de debates e palestras, tornando o Salão um grande seminário sobre o turismo no Brasil. A Mostra Cultural também foi atrativo para o público, com 78 apresentações durante o evento, onde todas as Unidades da Federação estavam representadas. O Salão ainda gerou empregos, pois contou com o trabalho de 5,2 mil profissionais na área da montagem. O investimento do Ministério do Turismo/parceiros no Salão foi de R$ 15 milhões. Os municípios investiram R$ 6 milhões e os estados R$ 3,8 milhões.

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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