SETOR ELÉTRICO É EXEMPLO DE POLÍTICA INTEGRADA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Maio de 2005

21/06/2005 Para a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o novo modelo do setor elétrico é um grande passo para a incorporação da variável ambiental pelas diferentes instâncias de governo. Com debates entre os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, sob coordenação da Casa Civil, as questões ambientais passaram a ser observadas já na fase do planejamento de empreendimentos hidrelétricos. "Se a obra for inviável do ponto de vista ambiental, nem vai a leilão", explicou a ministra. "Isso traz menos prejuízos aos empreendedores e ao País".
Com uma palestra sobre desenvolvimento e preservação do meio ambiente, Marina Silva participou, hoje, do encerramento do simpósio Energia e Meio Ambiente Perspectivas Legais, em Brasília (DF). O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Energia Elétrica.
Para Marina Silva, com o novo modelo e fazendo as coisas da "forma correta", o setor elétrico tende a enfrentar um número cada vez menor de ações judiciais. As ações eram movidas pela má qualidade de estudos de impacto ambiental e pela não consideração das questões ambientais na etapa de planejamento, por exemplo.
A ministra informou que, em 2003, a área de licenciamento do Ibama possuia 75 técnicos, mas 90% não eram do quadro. Hoje, já chega a uma centena o número de profissionais ligados ao licenciamento federal, e apenas 10% não são do quadro efetivo. Outros 150 técnicos serão incorporados ao Ibama com um novo concurso público. No ano passado, o Ibama concedeu 222 licenças, número considerado recorde. "O resultado desse trabalho é mais qualidade ao licenciamento e mais segurança para quem está investindo", disse.
Conforme a ministra, outros exemplos da "política integrada" promovida pelo governo Lula são a regularização ambiental das rodovias, desenvolvida junto com o Ministério dos Transportes, e o licenciamento de assentamentos da reforma agrária, possível por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Segundo ela, os ministérios eram "máquinas" que caminhavam de forma isolada, mas esta realidade estaria mudando. "Vários setores de governo podem agora agir conjuntamente, antecipando problemas e mediando conflitos, sempre em benefício público", disse.
Ainda de acordo com Marina Silva, o desafio do Brasil é fazer jus ao patrimônio natural que possui, desenvolvendo políticas que tragam sustentabilidade econômica, ambiental, social, cultural e principalmente política e ética. "Devemos gerar riquezas, mas com inclusão social e proteção ambiental e sem prejudicar as gerações futuras".

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.