EMPRESA SCATA PAINÉIS SE RECUSA A VEICULAR OUTDOOR DO GREENPEACE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Junho de 2005

28/06/2005 - Painel faz parte da nova campanha de informação e mobilização dos consumidores; cidade onde seria colado o outdoor é sede da Bunge Alimentos.
A Scata Painéis, empresa responsável pela veiculação e colagem de outdoors na cidade de Gaspar, no Estado de Santa Catarina, se recusou na última terça-feira (21/06) a veicular um painel assinado e pago pelo Greenpeace.

O outdoor em questão traz fotos de produtos das marcas Soya, Salada, Delícia e Primor e um questionamento: “E você, Bunge? Usa soja transgênica nestes produtos?”.

O painel faz parte da nova campanha lançada pelo Greenpeace com o objetivo de incentivar os consumidores a pressionarem a Bunge por uma produção livre de transgênicos. A campanha conta com outros 17 outdoors distribuídos em 10 cidades brasileiras e banners de internet, que foram publicados para auxiliar na comunicação com o público.
A Scata Painéis alegou que a propaganda do Greenpeace “fere a ética, uma vez que os produtos vendidos são submetidos a todas as exigências legais e vigiados pelos organismos estatais, não cabendo a qualquer outra entidade emitir (...) conceitos de valor”. “É uma vergonha que a empresa tenha se recusado a veicular uma campanha de informação pública. E o mais intrigante é que isso tenha acontecido apenas na cidade onde está localizada a sede da Bunge Alimentos”, disse Gabriela Vuolo, da campanha de engenharia genética do Greenpeace. “A atitude é uma afronta à liberdade de expressão, e mais uma vez quem perde é o consumidor, que fica privado de informações adequadas sobre os produtos que está comprando”.
A sede administrativa da Bunge Alimentos, responsável pelas marcas Soya, Salada, Primor, Delícia, All Day e Cyclus, está localizada na cidade de Gaspar. Nesta unidade da empresa também acontecem o refino de óleo, e a produção de gorduras, margarinas e maioneses.
A escolha da Bunge como alvo deve-se ao seu papel de líder no mercado de óleos e margarinas, e de grande fabricante de maionese. A empresa é também a maior trading do mercado de grãos no país. A Bunge adota o duplo padrão em seu relacionamento com os consumidores. Tem uma linha de produtos certificados como não transgênicos, de acordo com exigências específicas de clientes. No caso dos óleos, margarina e maionese alvos da campanha do Greenpeace, a empresa não oferece informações sobre a matéria-prima utilizada na fabricação destes produtos.

Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace

 
 
 
 

 

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