PREFEITURAS TÊM PRAZO PARA SUGERIR ALTERAÇÕES EM ÁREAS PROTEGIDAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Junho de 2005

29/06/2005 Ministério do Meio Ambiente e Ibama irão analisar e elaborar um parecer com as sugestões enviadas até 8 de julho por prefeituras em áreas onde serão criadas unidades de conservação no Paraná e em Santa Catarina. A medida foi reafirmada na última semana, durante consultas públicas realizadas em Abelardo Luz, Passos Maia e Ponte Serrada (SC), e em Palmas (PR). "Cumprimos todas as exigências legais para criar os parques e reservas que ajudarão a preservar remanescentes de florestas com araucárias", disse o diretor de Áreas Protegidas do MMA, Maurício Mercadante.

MMA
Para Santa Catarina, a proposta do governo inclui a criação do Parque Nacional das Araucárias, da Estação Ecológica da Mata Preta e da Área de Proteção Ambiental (APA) das Araucárias. As reservas somam 445.048 hectares. Desse total, apenas 25.830 hectares serão de proteção integral. No Paraná, serão criados o Parque Nacional dos Campos Gerais, os refúgios de Vida Silvestre dos Campos de Palmas e do Rio Tibagi, e as reservas biológicas das Perobas e das Araucárias, somando 98.252 hectares.
De acordo com representantes do MMA e do Ibama que participaram dos debates públicos, as prefeituras cumpriram o prometido e organizaram infra-estrutura e segurança para que as reuniões não fossem novamente interrompidas. Participaram deputados federais e estaduais, prefeitos, proprietários e produtores rurais e população em geral. A reunião de Palmas se estendeu por quase sete horas. "Os debates foram exaustivos e seguiram até que não restassem dúvidas sobre a necessidade e os benefícios da criação das áreas protegidas", explicou o diretor de Mata Atlântica e Pampa do MMA, Wigold Schäffer.

Durante as reuniões, Ministério e Ibama informaram novamente que a área de entorno de todos os parques reservas será de 500 metros, e não de 10 quilômetros. As atividades produtivas que já ocorrem nesse espaço não sofrerão qualquer interferência, desde que sejam respeitadas as áreas de preservação permanente (margens de rios, nascentes e topos de morros) e mantida a reserva legal de 20% das propriedades. Novos empreendimentos dependerão de licença ambiental.
"Consultas públicas servem exatamente para isso, para que falhas e dúvidas sobre as propostas sejam resolvidas", lembrou Mercadante. Também foi anunciado que nenhuma estrada será fechada para a criação das áreas protegidas: "Aquelas vias que comprovadamente forem importantes para a economia das regiões serão até excluídas das unidades de conservação".

Fonte: MMA – Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom
Foto: MMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.