ALÉM DA FLORADA DAS CEREJEIRAS, DANÇAS, TAMBORES E COMIDAS TÍPICAS DO JAPÃO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Julho de 2005

05/07/2005 A pureza e a simplicidade das flores rosas e brancas das cerejeiras constituem o símbolo nacional do Japão, ilustrando cartões postais conhecidos em todo o mundo. Um pouco da beleza dos “sakurás”, como a flor é conhecida nesse país, poderá ser admirado no período de 9 a 17 de julho, das 9 às 16 horas, durante o “Festival das Cerejeiras” no Parque Estadual Alberto Löfgren, antigo Horto Florestal, na Rua do Horto, 931, na Zona Norte da Capital.

Sema
O evento, cuja abertura oficial ocorrerá no domingo, está sendo promovido pelo Instituto Florestal, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado, e a Associação de Bolsistas da Agência de Cooperação Internacional do Japão - ABJICA. É um passeio para toda a família, pois nesse dia, além da florada das 50 cerejeiras plantadas no Arboreto Comemorativo dos 500 Anos do Brasil, haverá também apresentações de danças tradicionais japonesas e “taikôs” (tambores) no palco do Horto Florestal e venda de pratos típicos e oficinas de “origamis” (dobraduras em papel), a cargo de entidades nipo-brasileiras da Zona Norte. Quem preferir, poderá apreciar as cerejeiras com calma durante a semana, acompanhando os monitores que vão contar, também, aspectos interessantes das

cerca de 50 espécies nativas como o pau-brasil, calvário, palmito jussara e outras, que compõem o arboreto.Para o pesquisador científico do Instituto Florestal, Guenji Yamazoe, o festival tem um propósito maior do que apenas mostrar a beleza das cerejeiras. “A nossa proposta é também educacional mostrando a nossa relação com o meio ambiente”, explicou.
Segundo Yamazoe, a florada das cerejeiras, que representa a chegada da primavera, é muito apreciada no Japão, fazendo as famílias programarem passeios por ruas, praças e parques, fazendo piqueniques à sombra dessas árvores.

Esse costume é conhecido como “hanami”, que significa contemplar as flores.

A cerejeira cultivada no Horto Florestal é da espécie “Himalaia” que, no Brasil, devido ao clima, floresce no inverno, alcançando o auge por dois ou três dias, no período em que acontece o festival. Depois, as flores começam a cair. O cultivo das cerejeiras é ornamental, pois seus frutos não são comestíveis e a madeira não se presta para a fabricação de móveis ou para construção. São árvores que crescem rápido, como o pau-brasil e muitas outras espécies.

Yamazoe afirma que: "Esta é mais uma oportunidade para desmistificar a idéia de que para replantar árvores e recompor um bosque são necessários 200 anos. Na realidade, em cinco anos, espécies como essas podem atingir até 15 metros de altura".

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Silvia Borges)
Foto: SEMA

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.