CASA CIVIL ESTUDA PUBLICAÇÃO TEMPORÁRIA DE DESMATAMENTO, DIZ MARINA SILVA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2005

14/07/2005 - A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, confirmou que o governo federal estuda a possibilidade de proibir desmatamentos nas florestas brasileiras em períodos que vão de seis meses a um ano. Marina define a medida como um "sistema de freios", porque continuaria permitindo o manejo florestal sustentável e a possibilidade do corte de até três hectares de florestas. O projeto está sob a análise da Casa Civil.

"Esta medida que está sendo chamada de moratória não é só para o estado do Mato Grosso, como já foi divulgado. O que está se discutindo dentro do governo é o que chamamos de sistema de freios. Queremos que os estados tenham um sistema para o licenciamento de propriedades rurais e que este sistema tenha representatividade. Não é propriamente uma moratória", explicou.

O plano foi bem recebido pelo interventor do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em Mato Grosso, Elielson Ayres. A moratória, assegurou, é fundamental para um maior controle do desmatamento na região, uma vez que os órgãos fiscalizadores estão desaparelhados. "Se paralisarmos o desmatamento de seis meses a um ano, poderemos convergir esforços técnicos para o plano de manejo das florestas. Além disso, qualquer foco de desmatamento que o satélite apontar será ilegal e punível", ressaltou.

Já o diretor do grupo ambientalista Amigos da Terra, Roberto Smeraldi, defendeu que a proibição tenha a maior duração possível. "Por exemplo, o desmatamento em Mato Grosso vai de maio a julho. Se a moratória fosse implementada hoje, ela não pegaria o período critico e seria ineficaz", argumentou.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lilian Macedo

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.