DRAGA QUE TOMBOU EM ANTONINA SERÁ DESVIRADA

Panorama Ambiental
Curitiba (PR) – Brasil
Julho de 2005

12/07/2005 - A draga que tombou no Terminal Ponta do Félix, em Antonina, será desvirada nesta terça-feira (12). O anúncio foi feito por técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) que acompanham os trabalhos de retirada da embarcação.

Uma falha no sistema de sustentação da draga causou sua desestabilização e tombamento devido à força da maré, ocasionando a submersão e virada do equipamento em 180º.

De acordo com o presidente do IAP, Rasca Rodrigues, será utilizado um sistema de cabos atrelados a dois caminhões para desvirar a draga. “Após a reordenação da embarcação, o próximo passo será a certificação de que não há mais óleo em qualquer parte da draga”, explicou.

A draga pertencia à empresa Mineiração Serra da Prata e estava realizando trabalhos para a ampliação do porto. No total a draga estava abastecida com 5,5 mil litros de óleo diesel, mas apenas 100 vazaram no momento do acidente.

A empresa proprietária da embarcação promoveu os trabalhos de retirada do combustível. O produto transbordado foi armazenado em um tanque de nove mil litros que foi colocado sobre a draga. A draga deverá ser desvirada durante a tarde desta terça-feira.

Alterado plano de ação para retirada da draga

O segundo plano deverá passar pela aprovação do IAP e prevê o deslocamento da draga para Paranaguá, onde será desvirada no Porto

Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) estão acompanhando desde a semana passada dos trabalhos de retirada da draga que tombou no Porto de Antonina - localizado no litoral do Estado. No última quarta-feira (13) a draga permanecia virada, estacionada próxima ao cais do Terminal Portuário Ponta do Félix.
De acordo com o chefe do escritório regional do IAP no Litoral, Reginato Bueno, foram feitas três tentativas para retirada da draga. “Todas sem sucesso”, disse Reginato.
Reginato explicou que será elaborado outro plano de ação para retirada da embarcação. “O primeiro plano, que incluía a draga desvirada no próprio local, foi abortado. Solicitamos a elaboração de um segundo plano de ação e também de um cronograma de trabalho das atividades”, salientou o chefe do escritório.
O segundo plano deverá passar pela aprovação do Instituto e prevê o deslocamento da draga para Paranaguá, onde será desvirada no Porto.
Reginato destacou que para a draga ser deslocada do local do acidente à Paranaguá é exigido licenciamento do IAP e da Marinha. Rasca explicou que para liberar o deslocamento junto ao IAP é necessário que a empresa responsável pela embarcação e pelos trabalhos de remoção, Mineiradora Serra da Prata, apresente a documentação exigida (plano de ação e cronograma).

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Paraná (http://www.pr.gov.br/meioambiente/index.shtml)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

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