REDE VAI ARTICULAR PESQUISADORES EM PROL DA REVITALIZAÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Julho de 2005

15/07/2005 - Uma nova rede de pesquisas vai buscar reunir e incentivar o trabalho de pesquisadores sobre a bacia do Rio São Francisco. Batizada com o nome de Rede de Pesquisas do São Franciso, seu objetivo é integrar pesquisadores de universidades federais e instituições públicas para contribuir com o Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

Integrante do Comitê da Bacia do Rio São Francisco, Tomás Mata Machado aponta que será uma característica da rede a transdisciplinaridade, ou seja, ela estará aberta à pesquisas dos diversos campos do saber e também das diversas regiões do país. "Não é só uma rede de pesquisadores e instituições localizados na bacia do São Francisco. É uma rede de pesquisadores sobre a bacia."

Tomás Mata Machado conta que, ao somar esforços, o trabalho adquire maior visibilidade e fica possível definir prioridades e linhas de pesquisa que contribuam para o trabalho desenvolvido. "Se estou pesquisando saneamento na Universidade Federal de Minas Gerais há 20 anos, estou isolado. Agora, se consigo encontrar com outras disciplinas, outros pesquisadores, conseguimos potencializar mais esse trabalho", afirma.

O coordenador do programa de revitalização do São Franciso do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Laxen, conta que existem hoje cerca de 500 estudos sobre o rio São Francisco, mas esses trabalhos estão espalhados e a rede vai poder reunir e organizar o conhecimento. Ele informa ainda que o governo irá atuar como facilitador desse processo.

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Yara Aquino

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.