ESPORTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO RIO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Julho de 2005

25/07/2005 - Um projeto que envolve esporte e educação ambiental terá como palco o Rio São Francisco. Com duração prevista de 60 dias, o Projeto MegaPET é uma iniciativa do esportista e empresário Eduardo Pereira de Carvalho, com patrocínio obtido junto à iniciativa privada.

A idéia é percorrer 1.371 quilômetros do Velho Chico, de Pirapora (MG) até Juazeiro (BA), numa embarcação de sete metros de comprimento, com casco composto por 2.040 garrafas PET com fixação em fibra de vidro e compensado naval. A embarcação, idealizada para o projeto, foi licenciada pela Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte. O início da aventura está previsto para 4 de outubro, Dia Internacional da Ecologia e Dia Nacional da Natureza.


Durante o trajeto, Carvalho e sua equipe realizarão palestras para a população ribeirinha. "Abordaremos os temas mencionados de forma simples e próxima da realidade local, sempre exemplificando e sugerindo mudanças de hábitos que possam melhorar e contribuir para a melhor qualidade de vida da população ribeirinha, bem como do rio. Vamos parar em todas as cidades ribeirinhas, entretanto, pensamos em 10 paradas estratégicas nas quais poderiam ser ministradas palestras. Os locais ainda serão confirmados", explica o empresário.


Carvalho, que pratica iatismo, canoagem e rapel, entre outros esportes, realizou detalhada pesquisa durante três anos sobre o São Francisco, abordando todos os seus aspectos. A partir daí, elaborou minucioso planejamento, para ter a segurança necessária à realização do projeto. Viajará em companhia de outros esportistas, mas o restante da tripulação ainda não foi definido.


O empresário afirma sentir-se honrado em fazer essa aventura no São Francisco. "O rio é de suma importância para o Nordeste e de forma geral para todo o País. Como administrador de empresas e empresário, vejo o potencial de negócios e riqueza que ele pode proporcionar ao povo brasileiro, levando esperança e melhores condições de vida a milhares de pessoas, o que pode ser estendido por meio da integração de bacias", comenta.

Fonte: Ministério da Integração Nacional (www.integracao.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.