COMISSÃO DA AMAZÔNIA PODE VOTAR CRIAÇÃO DA CPI DO GARIMPO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional poderá votar hoje o Projeto de Resolução 147/04, que prevê a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar a extração ilegal de minérios na reserva indígena Roosevelt, em Rondônia. De autoria do deputado Júnior Betão (PL-AC), a proposta tem o apoio de 173 deputados. O autor do projeto lembra que a extração irregular de minerais na reserva indígena tem acarretado conseqüências desastrosas para as comunidades locais e para o meio ambiente, a exemplo do conflito ocorrido no ano passado. "É imprescindível, diante do descaso dos órgãos competentes na regulação de extração mineral em terra indígena, que se realize investigação aprofundada e minuciosa sobre a exploração irregular e o contrabando de diamantes em Roosevelt", defende o parlamentar. O relator, deputado Lupércio Ramos (PMDB-AM), recomenda a criação da CPI. A proposta, que já foi aprovada pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, ainda será analisada pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, antes de ser votada no plenário da Câmara.
Polígono das Secas
Também estão na pauta da Comissão da Amazônia, entre outras matérias, o Projeto de Lei 3846/04, do deputado Marcelino Fraga (PMDB-ES), que inclui 27 municípios do Espírito Santo nos limites do Polígono das Secas; e o PL 2833/03, do deputado Hamilton Casara (PL-RO), sobre a utilização de áreas de várzeas e de preservação permanente na Amazônia Legal. As duas proposições receberam pareceres favoráveis de seus relatores, respectivamente, deputadas Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Maria Helena (PPS-RR). A reunião está marcada para as 9h30, no plenário 15.

Fonte: Agência Câmara (www.camara.gov.br)
Natalia Doederlein

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.