GOVERNO, SOCIEDADE E SETOR PRIVADO DISCUTEM ZONEAMENTO ECOLÓGICO E ECONÔMICO DA ÁREA DA BR-163

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

Representantes de setores públicos e privado e da sociedade civil participam hoje (8) e amanhã (9), em Altamira (PA), do debate sobre o zoneamento ecológico e econômico na área da BR-163, rodovia que liga Cuiabá (MT) e Santarém (PA). Segundo o coordenador de meio ambiente da Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA), Denivaldo Pinheiro, o objetivo do debates, organizados em oficinas, é ouvir idéias e sugestões da sociedade que possam colaborar na implementação do plano de zoneamento ecológico e econômico.

O zoneamento ecológico e econômico é um instrumento da política nacional do meio ambiente que atua na organização territorial. O objetivo é organizar conjuntamente as decisões dos agentes públicos e privados sobre os planos, programas, projetos e atividades que, direta ou indiretamente, utilizem recursos naturais, assegurando a manutenção ambiental dos ecossistemas. O zoneamento leva em conta a importância ecológica, as limitações e as fragilidades da natureza, estabelecendo vedações, restrições e alternativas de exploração do território.

A atividade de zoneamento é uma das ações do Plano BR-163 Sustentável que tem a proposta de debater com os gestores públicos da Amazônia e a sociedade civil local a pavimentação da BR com o mínimo impacto, evitando que o desenvolvimento contribua para o desmatamento da região. Inaugurada em 1973, a estrada atravessa a Amazônia brasileira de norte a sul. Com 1.764 quilômetros de extensão, dos quais cerca de 900 quilômetros não pavimentados, a rodovia liga Cuiabá, capital do Mato Grosso, à cidade portuária de Santarém, no Pará.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental, de Belém, e coordenador do projeto de zoneamento ecológico e econômico da BR-163, Adriano Venturelli, explica a importância da ação de zoneamento e do Plano BR-163 Sustentável para a região. "A partir do momento que você anuncia o asfaltamento de uma estrada federal como essa o fluxo migratório aumenta muito na região. Se você não faz um planejamento, um ordenamento de ocupação daquela área a região vai apresentar um crescimento desordenado. Então o governo federal pretende trazer junto com o asfalto todo um programa para tentar minimizar esses efeitos. O zoneamento é uma ferramenta que vai fazer o ordenamento de uso para essa região", afirma.

Denivaldo Pinheiro conta que a primeira fase dos trabalhos de zoneamento abrange 19 municípios no Pará e depois se estende para o Mato Grosso. Ainda sem cronograma definido, o coordenador de meio ambiente da ADA conta que essa semana uma equipe já irá a campo no Pará para fazer estudos de solo e de recursos minerais.

Nos dias 11 e 12 deste mês, outra oficina será realizada em Santarém (PA), com o mesmo objetivo. As reuniões são coordenadas pela Agência Nacional de Desenvolvimento da Amazônia, instituição vinculada ao Ministério da Integração Nacional em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Yara Aquino

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.