SEGUNDO SEMINÁRIO PARA PROPOSTAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS ACONTECERÁ EM TABATINGA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Agosto de 2005

(15/08/05) - Tabatinga no estado do Amazonas será a segunda cidade na várzea do rio Amazonas a sediar o "Seminário de propostas de políticas públicas para os municípios da calha Solimões/Amazonas situados no alto e médio Solimões", durante os dias 17 a 19 próximos. A exemplo de Parintins - AM, onde aconteceu o primeiro seminário para a região do médio Amazonas, também realizado pelo ProVárzea/Ibama, o encontro visa discutir com a ampla diversidade de atores locais, propostas de políticas públicas municipais, baseadas nos resultados de seis estudos estratégicos com temáticas diversas para os municípios situados na área de abrangência da calha central do rio Amazonas/Solimões. Este seminário reunirá representantes dos governos locais e da sociedade civil dos municípios do médio Solimões - e Fonte Boa, Tefé - e alto Solimões -Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá e Tabatinga. Segundo a gerente dos estudos, Clara Forsberg, "estas mesorregiões são diferenciadas das demais devido às restrições dos municípios fronteiriços, presença significativa da população indígena e mudança da força de pesca em relação ao médio Amazonas".

O ProVárzea/Ibama e parceiros como as Universidades Federal do Amazonas - Ufam e Federal do Pará - UFPA, Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - Inpa, promoveram até o momento cinco pesquisas: "Setor Pesqueiro: análise da situação atual e tendê! ncias do desenvolvimento da indústria da pesca"; "Bases para o manejo da pesca dos Grandes Bagres Migradores"; "Situação Sócioeconômica: diagnósticos dos tipos de assentamentos, demografia e atividades econômicas"; "Aspectos jurídicos e fundiários da utilização social, econômica e ambiental da várzea: análise da elaboração de modelos de gestão"; "Bases científicas para a conservação da várzea: identificação e caracterização de regiões biogeográficas". Mais duas estão em fase de finalização: "Agricultura e Pecuária: diagnósticos e propostas para a melhoria do uso do solo na várzea" e "Setor Florestal: valorização, manejo, uso e conservação dos recursos florestais de várzea".

O último seminário acontecerá em Santarém - PA, entre os dias 15 e 16 de setembro, para os municípios situados no baixo Amazonas.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.