IBAMA PREVÊ REFORÇO NO NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS NA FISCALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Agosto de 2005

Além do aumento na multa por hectare de floresta derrubada, a fiscalização da Amazônia deverá ser ampliada. O consultor jurídico do Ministério do Meio Ambiente Gustavo Trindade afirmou que a idéia é reforçar o número de funcionários do Ibama na região amazônica e "nas demais regiões onde o contingente de servidores do ibama ainda é um pouco reduzido."

"Já realizamos uma série de ações em conjunto com o exército na região amazônica e o Ibama tem aumentado sua fiscalização na região", contou Gustavo Trindade.

De acordo com Gustavo Trindade, o desmatamento na Amazônia tem, basicamente, duas origens: a venda de madeira e avanço da fronteira agrícola. Apesar disso, segundo ele, a fiscalização na Amazônia já vem aumentando e isso traz a perspectiva de redução do desmatamento na região. Para ele, cabe a toda sociedade combater a destruição da floresta.

"Cada vez mais nós estamos trazendo os órgãos ambientais estaduais e municipais para partilhar com o governo federal a responsabilidade de proteger o meio ambiente", contou ele. A fiscalização do desmatamento em áreas de reserva legal na Amazônia e em outras regiões do país é feita pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e por órgãos estaduais e municipais de meio ambiente.

Gustavo Trindade explicou, ainda, que, de acordo com a lei, a reserva legal é uma porção de floresta que deve ser mantida nas propriedades rurais brasileiras. Na Amazônia, esse percentual é de 80%; no Cerrado Amazônico, de 35%, e no restante do país, incluindo a Mata Atlântica, de 20%. "Nessas áreas de reserva legal, eu não posso simplesmente ligar uma motosserra e derrubar toda a vegetação. Posso ter uma atividade econômica, mas tenho de fazer através do manejo sustentável", disse.

Fonte: Radiobras – Agência Brasil (www.radiobras.gov.br)
Priscilla Mazenotti

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.