APROVADO O PROJETO DA LINHA DE TRANSMISSÃO DE ITUMBIARA - CUIABÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(09/09/05) – O presidente do Ibama, Marcus Barros, concedeu na última terça-feira a licença prévia da Linha de Transmissão Itumbiara – Cuiabá, da Itumbiara Transmissora de Energia Ltda.

A LT, de 500 quilowatts, terá aproximadamente 810 quilômetros de extensão e ligará a subestação de Itumbiara, em Araporã/MG, a subestação de Cuiabá/MT.

O documento inclui, ainda, as ampliações das subestações de Itumbiara e Cuiabá, e a construção das subestações Intermediária, em Rio Verde/GO, e Ribeirãozinho, no município de mesmo nome, no Mato Grosso.

Para a concessão da licença o Ibama exigiu do empreendedor a reapresentação do traçado, considerando a diretriz proposta pela ANEEL, no trecho que corresponde a travessia pela área de entorno do Parque Estadual das Águas Quentes, no município de Santo Antônio do Leverger/MT.

A empresa terá que apresentar estudos do traçado da linha que mostrem os cuidados que serão tomados nos possíveis desvios de fragmentos de vegetação nativa, dos corpos d`água, das áreas de preservação permanente e de outras áreas protegidas.

Para o programa de Educação Ambiental, a transmissora de energia terá que incluir os procedimentos de orientação aos operários para que evitem a caça de animais silvestres na região e orientações que auxiliem na prevenção de acidentes com animais peçonhentos que devem ser estendidas à população circunvizinha às obras.

A licença vale até 06 de setembro de 2007, e depende do cumprimento de todas as condicionantes descritas no documento.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Telma Peixoto

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.