RODOVIA INTEROCEÂNICA É PRIORIDADE PARA GOVERNO BRASILEIRO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

08/09/2005 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quinta-feira (8/9), em Puerto Maldonado (Peru), da cerimônia de lançamento da pedra fundamental da Rodovia Interoceânica, uma das obras consideradas prioritárias para a integração da infra-estrutura sul-americana. Com 2.600 km de extensão total, a Rodovia vai possibilitar o acesso do Brasil a três portos do Oceano Pacífico (Ilo, Matarani e San Juan), facilitando o escoamento de produtos para o continente asiático e promovendo o desenvolvimento econômico da região.
Além de oferecer uma alternativa a muitas empresas brasileiras que podem se estabelecer futuramente no seu entorno, como nos estados do Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, esta obra promove o aumento da circulação de pessoas e mercadorias em regiões muitas vezes remotas, criando uma área de controle de fronteira e estimulando o turismo.
O empreendimento prevê a construção, operação e manutenção de 1.009 km de estradas, e sua licitação foi concluída no último dia 23 de junho. Dois consórcios liderados por empresas brasileiras foram os vencedores da licitação internacional. A Odebrecht e suas parceiras peruanas levaram dois dos três trechos licitados, e serão responsáveis por 700 km da estrada. Já o consórcio Intersur, que tem a Andrade Gutierrez, a Queiroz Galvão e a Camargo Corrêa, fará o outro trecho de 300 km.
O custo total da obra é estimado em US$ 810 milhões, dos quais US$ 700 milhões receberão financiamentos internacionais. Deste valor, US$ 420 milhões será feito via PROEX – Programa de Financiamento às Exportações, ou seja, o governo brasileiro irá financiar as exportações de bens e serviços brasileiros, como é o caso das obras de engenharia, pagas em reais às empresas brasileiras e financiadas, em dólares, aos importadores.
Segundo a representante do Ministério no Comitê de Financiamento e Garantia às Exportações (COFIG), Maria da Glória Rodrigues, projetos como esse envolvem centenas de fornecedores, que vão de máquinas e geradores de energia até uniformes de operários e alimentos para o acampamento. “Cada empresa brasileira que ganha uma licitação internacional leva junto centenas de outras, muitas pequenas e médias”, diz Maria da Glória. “Você dá oportunidade de exportação para um número enorme de empresas que, sozinhas, não teriam condições de chegar lá”, completa.
Essas exportações geram milhares de empregos e receita no país e os gastos locais, de cada uma das obras, são financiados com fontes externas de recursos, em geral via Cooperación Andina de Fomento (CAF). O Brasil só financia a participação das empresas brasileiras.
É importante frisar também que esta obra visa suprir um problema de logística na América Latina, que há muito vem limitando o incremento de trocas comerciais e de serviços. Segundo Maria da Glória, além de preferências tarifárias e acordos comerciais importantes, é preciso ter meios de transportar mercadorias para estimular o intercâmbio entre os países e a Rodovia Interoceânica é um meio de minimizar este problema.
A rodovia estimulará também novos projetos nas áreas agrícolas, de pecuária, de manejo de florestas e na Zona Franca de Manaus, nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, uma vez que agora há uma nova alternativa para escoamento desses produtos.
A Rodovia Interoceânica é um dos mais importantes projetos entre os 31 selecionados pelo programa IIIRSA - Iniciativa de Integração da Infra-estrutura da América do Sul, cujos eixos de integração foram definidos na Cúpula de Cuzco em dezembro de 2004.

Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário (www.mda.gov.br)
Assessoria de imprensa (Camila Manfredini)

 
 
 
 

 

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