INTOXICAÇÃO POR AGROTÓXICOS É TRATADA DE FORMA SIMPLISTA, DIZ PESQUISADOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) - Brasil
Setembro de 2005

16/09/2005 - Para o pesquisador Eduardo Garcia, da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a intoxicação por agrotóxicos tem sido tratada de forma simplista no Brasil. Ele falou durante painel sobre inseticidas organofosforados durante audiência pública sobre os problemas de saúde decorrentes de contaminação por substâncias tóxicas, realizada nesta sexta-feira na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O evento foi promovido pelas comissões de Direitos Humanos e Minorias e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
Segundo Garcia, o uso inadequado dos produtos vem sendo apontado como a causa do problema e, dessa forma, a solução proposta é a educação dos trabalhadores. Com isso, diz o pesquisador, os trabalhadores estão sendo equivocadamente responsabilizados. Para ele, a medida correta deve ser a substituição ou a restrição dos produtos de maior periculosidade, a partir do grau toxicológico de cada um. Hoje, de acordo com Garcia, esse dado não tem nenhum uso prático para restrição, embora apareça no rótulo dos produtos.
A representante da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), Heloísa Farza, informou que o faturamento da indústria de agrotóxicos no Brasil é de US$ 4,5 bilhões por ano (cerca de R$ 10,4 bilhões). Ela disse também que existem 20 grandes indústrias no mundo, oito delas instaladas no Brasil, e há 1.079 produtos registrados na Anvisa.
* com informações da Agência Câmara

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.