PROJETO DA PETROBRAS NÃO PREVÊ EXPANSÃO NO PROCESSAMENTO DE PETRÓLEO BRUTO NA REVAP

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) - Brasil
Setembro de 2005

22/09/2005 - Os membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA aprovaram hoje (21/09) a viabilidade ambiental do Projeto de Modernização da Refinaria Henrique Lage - REVAP, da Petrobras, em São José dos Campos. A aprovação se deu com base no parecer técnico favorável emitido pelo Departamento de Avaliação de Impacto Ambiental - DAIA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, após analisar o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do empreendimento, entregue em outubro do ano passado.
Pedro Calado
Agora, a Petrobras já pode requerer a Licença Prévia, a ser emitida pelo DAIA, para poder dar continuidade ao processo de licenciamento ambiental, que prevê a solicitação e obtenção das Licenças de Instalação e de Operação. Entre outros aspectos positivos do empreendimento ressaltados na apresentação do EIA-RIMA ao CONSEMA, destacou-se que a modernização não implicará aumento no processamento dos atuais 40 mil m3 diários, em média, de petróleo bruto e que as modificações se deverão às mudanças no perfil de produção da refinaria, que contemplarão a instalação de novas unidades, com os objetivos, entre outros, de reduzir o teor de enxofre na gasolina e óleo diesel, tornando esses combustíveis vinte e quarenta vezes menos poluentes, respectivamente, e substituir parte da produção de óleo combustível pela de coque de petróleo, visando possibilitar um maior processamento de petróleo brasileiro.

Consumo de água

Outro aspecto destacado foi o relativo à captação, descarte de efluentes e consumo futuros de água que, após a efetivação da modernização, não serão alterados, permanecendo nos mesmos níveis atuais. A REVAP possui outorga da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, para captar até 2.000 m3/hora de águas superficiais e descarte de 720 m3/h de efluentes líquidos industriais tratados no Rio Paraíba do Sul, sendo que o seu consumo atual é de 1.280 m3/h. Além disso, a REVAP também será capaz de fazer reúso de efluentes na ordem de 300 a 400 m3/h.

De acordo com os resultados apresentados no estudo de dispersão atmosférica, as concentrações máximas de todos os poluentes estudados são de baixa magnitude, muito distantes dos seus respectivos padrões previstos na legislação, não devendo, portanto, comprometer a qualidade atual do ar da região. Constatou-se, por outro lado, uma significativa redução nas emissões atmosféricas, principalmente em relação aos poluentes óxidos de nitrogênio e óxidos de enxofre - a instalação das unidades de hidrotratamento e de recuperação de enxofre serão responsáveis por praticamente reduzir a zero as emissões de SOx.

Segundo ainda o EIA-RIMA, as obras de implantação do empreendimento numa primeira fase empregariam cerca de 5 mil trabalhadores e, em seu pico, quase 7 mil empregados. Para a operação do empreendimento, está prevista a contratação de 156 pessoas. Também a aquisição de produtos e serviços para as obras de ampliação gerará aumento de receitas tributárias nos níveis municipal, estadual e federal.

Outra importante medida que deverá ser implementada pelo emprendedor é a recuperação da mata ciliar utilizando espécies nativas ao longo do Rio Alambari, vizinho à área da refinaria e nos trechos de terreno com inclinação muito acentuada. No total, a compensação ambiental envolverá cerca de R$ 12 milhões.

Audiência pública

Durante a fase derradeira de análise do EIA-RIMA, foi realizada, em janeiro último, na cidade de São José dos Campos, uma audiência pública com o objetivo de esclarecer a população sobre os diversos detalhes do projeto. Conforme o parecer técnico, nesse evento não foram levantados aspectos ambientais que inviabilizassem a implantação do empreendimento, assim como esclarecimentos solicitados foram devidamente prestados, nessa ocasião.

De acordo com o concluído no parecer técnico do DAIA, a partir das informações apresentadas pela Petrobras e das vistorias técnicas realizadas no local do empreendimento, entendeu-se que o projeto de modernização da REVAP não acarretará impactos significativos na qualidade ambiental de sua área de intervenção e de influência, desde que as medidas mitigadoras propostas no EIA-RIMA sejam adequadamente implementadas e executadas, sendo ainda o novo processamento passível de medidas rotineiras de controle e acompanhamento da CETESB.

Por ocasião da obtenção das Licenças de Instalação e Operação junto à CETESB, a Petrobras deverá atender, entre outras, além das exigências a serem formuladas pelos técnicos da companhia, a exigências constantes no parecer técnico do DAIA, como apresentar o detalhamento dos planos de monitoramento das águas subterrâneas, da qualidade dos efluentes líquidos tratados e das emissões sonoras; do plano de controle e monitoramento das emissões atmosféricas; e apresentar o plano completo de gerenciamento dos resíduos sólidos gerados nas atividades da empresa.

Fonte: Secretaria Estadual do Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Mário Senaga)
Foto: Pedro Calado

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.