PEIXE ANGICAL RECEBE AUTORIZAÇÃO PARA RETIRADA DE VEGETAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(28/09/05) – O presidente do Ibama, Marcus Barros, concedeu a empresa Enerpeixe S.A. a autorização para a supressão de vegetação necessária ao enchimento do reservatório da usina hidrelétrica Peixe Angical, no estado de Tocantins.

Peixe Angical está localizada no rio Tocantins, entre os municípios de Peixe (pela margem direita) e São Salvador (pela margem esquerda). Seu reservatório, com 294 quilômetros, também atingirá áreas pertencentes aos municípios de Paraná e Palmeirópolis.

Com capacidade para escoar 33 mil metros cúbicos por segundo, a usina acrescentará cerca de 450 megawatts à geração de energia do país. Essa energia será escoada por meio de uma linha de transmissão (LT) de 500 quilowatts, com extensão de 92 quilômetros. A LT, já licenciada, interligará a subestação da usina à subestação de Gurupi/TO.

A licença de instalação, autorizando o início de sua construção, foi emitida em dezembro 2002, mediante o comprometimento da empresa de implantar vários programas ambientais, entre eles, o de educação ambiental, serviços sociais, relocação de comunidades rural e urbana, recomposição de áreas degradadas, resgate do patrimônio histórico e cultural, criação de áreas de lazer e o de desmatamento e limpeza do reservatório da usina.

Este último é necessário para que não haja a contaminação, nem o comprometimento da qualidade da água do lago que será formado, por material em decomposição resultante do alagamento da área sem a devida retirada da vegetação.

O documento vale por 365 dias, contados da data de sua assinatura, e o não cumprimento das condicionantes listadas pode resultar em revogação e aplicação de penas previstas na legislação ambiental.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Telma Peixoto)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.