RESPONSABILIDADE SOBRE INCÊNDIOS FLORESTAIS É COLETIVA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Setembro de 2005

(28/09/05) - A responsabilidade por combater incêndios em florestas é do Poder Público nos três níveis, além da sociedade civil e do setor privado. Todos os membros do Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama) estão envolvidos com questão. São eles: Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, DNER, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Forças Armadas, Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) etc. No Acre, estão à frente das operações, nesse momento, Defesa Civil, Ibama, Corpo de Bombeiros; Casa Civil do governo do Acre, Instituto Meteorológico do Acre e Secretarias de Saúde e da Educação.

O Ibama tem responsabilidade exclusiva pelo enfrentamento de incêndios nas 181 Unidades de Conservação Federais (UC) e Áreas Protegidas – estações ecológicas, parques nacionais, reservas biológicas, florestas nacionais. Mesmo assim ajuda a debelar o fogo em áreas estaduais e municipais, inclusive privadas, quando solicitado pelas autoridades locais.

A população pode ajudar, denunciando incêndios criminosos ou avisando de queima. “É preciso ter claro, porém, que nem todo foco de calor é fogo. Terra arada, carvoaria, areia escaldante podem ser lidas como incêndio”, adverte o diretor do Prevfogo (Ibama), Heloíso Figueiredo.

Comitês – Concebidos para ajudar o Poder Público a vencer o fogo, os Comitês Estaduais de Controle de Queimadas, Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais estão instalados em vários estados. Eles reúnem instituições governamentais e não-governamentais e mobilizam recursos humanos, financeiros e materiais para a realização de ações integradas.

O órgão é colegiado, tem caráter consultivo e/ou deliberativo, e integra o Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), com a finalidade de, entre outras, de formular e coordenar políticas públicas e ações, fomentar parcerias entre a iniciativa privada e o Poder Público, buscar recursos financeiros e orçamentários e criar mecanismos de incentivo à participação da sociedade civil.

Fonte: Ibama (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
VEJA
NOTÍCIAS AMBIENTAIS
DIVERSAS
Acesse notícias variadas e matérias exclusivas sobre diversos assuntos socioambientais.

 
 
 
 
Conheça
Conteúdo
Participe
     
Veja as perguntas frequentes sobre a Agência Ecologia e como você pode navegar pelo nosso conteúdo.
Veja o que você encontrará no acervo da Agência Ecologia. Acesse matérias, artigos e muito mais.
Veja como você pode participar da manutenção da Agência Ecologia e da produção de conteúdo socioambiental gratuito.
             
 
 

 

 

 

 
 
 
 
 
     
ACESSE O UNIVERSO AMBIENTAL
DE NOTÍCIAS
Veja o acervo de notícias e matérias especiais sobre diversos temas ambientais.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça nosso compromisso com o jornalismo socioambiental independente. Veja as regras de utilização das informações.
Entre em contato com a Agência Ecologia. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
A Agência Ecologia disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 45 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Agência Ecologia
     
DESTAQUES EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Agência Ecologia
Biodiversidade Notícias Socioambientais
Florestas Universo Ambiental
Avifauna Sobre Nós
Oceano Busca na Plataforma
Heimdall Contato
Odin Thor
  Loki
   
 
Direitos reservados. Agência Ecologia 2024-2025. Agência Ambiental Pick-upau 1999-2025.